10 de janeiro de 2007

Terreiro do Paço, a mais bela praça da Europa (I)

O Café Martinho da Arcada, o mais antigo de Lisboa, comemorou no passado domingo 225 anos de existência. O mítico lugar situado debaixo das arcadas dos edifícios que circundam a Praça do Comércio – ou Terreiro do Paço –, outrora poiso habitual do poeta Fernando Pessoa, abriu as portas a 7 de Janeiro de 1782 sob o nome o nome de Casa da Neve, devido à venda de gelados, «cujo consumo foi introduzido na cidade em 1619, por ocasião da entrada triunfal de Filipe III de Espanha», conforme relata o notável livro História de Lisboa, de Dejanirah Couto. Teve outras denominações até que em 183o ganhou a que ainda hoje se mantém.

A referência ao Martinho tem como finalidade contar alguns episódios históricos passados nesse esplêndido e «nobre espaço soalheiro do Terreiro do Paço, a mais bela praça da Europa, envolvido por palácios com arcadas, e a escadaria que desce até às águas do Tejo», nas palavras do escritor francês Valery Larbaud na Carta de Lisboa, datada de 1927.

Isto quando voltam a ser discutidos os planos de requalificação da zona e faltam somente alguns meses para ver desaparecer o estaleiro em que o lugar se transformou, desde que começaram as obras da linha e estação de metropolitano do Terreiro do Paço, cuja abertura está prevista para o final de 2007 - sete anos depois do acidente ocorrido no túnel, que atrasou os trabalhos, e quatro após a data de abertura inicialmente avançada.

Gigantesco salão de festas privilegiado da cidade de Lisboa, o local para onde D. Manuel I, O Venturoso, cujo reinado durou entre 1495 e 1521, transferiu o Paço Real, continua a ser apenas um ponto obrigatório para os estrangeiros que nos visitam ou sítio obrigatório de passagem para quem, todos os dias, atravessa por questões de trabalho as duas margens do rio, embalados pelo leva e traz dos cacilheiros.

Veremos se é desta que desalojam do piso térreo os vários ministérios que por lá sempre abundaram, e tornam vivo aquele imenso largo. Talvez devêssemos aprender com o exemplo espanhol, no que diz respeito ao aproveitamento das praças das principais cidades, sempre a fervilhar de gente a qualquer hora...

2 comentários:

triss disse...

Este zoqui aqui em cima tá noutra

Realmente zé, o estado do terreiro do paço é uma vergonha nacional!

José Nuno Pimentel disse...

Triss, já apaguei o zoqi que estava em cima... Cheira-me àquelas mensagens com links que, quando tu carregas, agarram as tuas passwords ou infestam-te o PC de vírus...