5 de janeiro de 2007

Peregrino de aluguer

A fé é mesmo um fenómeno misterioso. Intitula-se de pagador de promessas, mas é mais facilmente conhecido pelo peregrino de aluguer. A ideia, peregrina, por sinal, é do informático Carlos Gil, português de gema residente em Cascais, e retoma uma tradição da Idade Média. Depois de a televisão lusitana ter passado uma reportagem sobre o senhor, até o The Guardian pegou no assunto. "Alugue um peregrino: ele anda, você paga", titulou o prestigiado jornal britânico no final de Novembro.

A sã loucura custa 2500 euros por 15 dias de viagem de ida e volta, a pé, até ao Santuário de Fátima, local privilegiado para as romarias. De modo a comprovar que realiza o percurso, Gil entrega aos clientes no final da viagem um diploma onde constam carimbos da Juntas de Freguesia ou igrejas dos vários locais por onde passou. Seduzidos? Basta autorizarem a transferência bancária ou pagarem através de cartão de crédito.

Para quem ainda tivesse dúvidas sobre o facto de sermos um povo com ideias engenhosas... Mais informações em www.peregrino.org, disponível também nas línguas castelhana, inglesa e francesa – vale uma olhadela pela originalidade!

13 comentários:

Bolacha Maria disse...

Ah pois é! Vou-te já adicionar..eheh.

José Nuno Pimentel disse...

Também já te adicionei, embora não saibda quem tu és...

Bolacha Maria disse...

E se eu te disser que sabes muito bem quem é?!!Beijinhos!!

José Nuno Pimentel disse...

:)

triss disse...

tá tudo doido (comentário ao post, não à vossa conversa)
olá bolacha tens um nome giro!

Anónimo disse...

Olá

Anónimo disse...

Não é de admirar! O ser humano desde há muito que o gosta de fazer. Se não vejamos: se não temos barriga para parir, então alugamos uma; se não temos coragem para matar alguém, então alugamos um assassino; se não temos fé para rezarmos a Deus, então alugamos umas missas em que alguém há-de rezar por nós (isto para não falarmos de rezar aos santinhos para eles intercederem por nós à pala de umas moeditas que pomos na caixita das esmolas); etc., etc., etc.!!! A lista é enorme.
É o princípio da desresponsabilização dos deveres a troco de dinheiro... Até vamos ao ponto de achar que, se descontamos tanto para os impostos, então o Estado tem que fazer tudo por nós! Não é assim?

triss disse...

A questão é: se eu pagar a um tipo para ir a Fátima, lá em cima com o almighty, conta como se tivesse lá ido eu?

Não me parece....

Anónimo disse...

Onde é que isto vai parar???

Anónimo disse...

Bem dito: onde é que isto vai parar? Vejam lá que até o Paulinho Macedo (o santo director) manda rezar missinhas pela "alminha" da Direcção Geral de Contribuições e Impostos. Só mesmo neste triste país!!! Como diria o nosso amigo JPN - FÓNIX!

José Nuno Pimentel disse...

Triss, o problema é que há muitos crentes para quem basta isso mesmo...

José Nuno Pimentel disse...

Chiquilin, não sei onde isto vai parar mas não é a sítio recomendável, com certeza.

José Nuno Pimentel disse...

dannybgood, nem eu diria melhor...