15 de janeiro de 2007

O Andy Garcia de Florença

Não sei se alguém se lembra disto, mas num episódio da segunda série do CSI (Las Vegas) o Gil Grissom desloca-se a tribunal e espanta-se ao ver que o meritíssimo juiz é, nem mais nem menos, o perigoso assassino Paul Millander (que aparecera em dois episódios da primeira saga), agora disfarçado sob o nome do respeitável Douglas Mason.

Confrontando por Grissom, Mason avança como justificação para aquela parecença o facto de algures no planeta existir um sósia de cada um de nós. A ideia assusta e, de forma simplista, é a teoria do doppelganger. A trama evolui - mais tarde vem a saber-se até que Millander nascera do sexo feminino -, mas o episódio Crise de Identidade é para aqui chamado a propósito do Andy Garcia de Florença, como ficou rotulado por mim e pela Mónica.

Chegados à hora de almoço à Piazza de Santa Croce, que deve o nome à bela igreja gótica cuja construção foi iniciada no século XIII, à qual se acrescentou depois nova fachada, resolvemos retemperar forças numa das esplanadas da praça. Mal nos sentámos, logo saltou à vista a impressionante parecença do empregado de mesa - bastante falador e com ar de verdadeiro macho latino, apesar de vestir um pólo cor-de-rosa a compor a calça de ganga gasta em tons de azul - com o famoso actor norte-americano.

Horas depois, à noite, quando passávamos ao pé da igreja de San Lorenzo, chamou-nos a atenção o burburinho provocado por um pequeno grupo de jovens raparigas à porta de um restaurante. O motivo? Precisamente a pessoa que nos servira ao almoço, e que provocava nelas risinhos histéricos. Foram mesmo ao ponto de tirarem fotografias com a personagem, nesta altura mascarado de distinto garçon – barba escanhoada, cabelo penteado para trás com gel e vestido a rigor com lacinho escuro ao pescoço, camisinha impecavelmente branca e calcinha preta de pinça.

8 comentários:

Bolacha Maria disse...

Sempre gostava de conhecer a minha sósia, a acreditar que existe!Será que reconheceria a semelhança ou diria, quem é aquela miuda tão gira?Ou então: De onde me apareceu esta pirosa?

triss disse...

lol

triss disse...

epá é impressão minha ou o Andy já está com duplo queixo?

W. V. D. disse...

Eu também gostaria de conhecer o meu sósia
Acho que seria um peso muito grande haver dois como eu :) mas também se nos juntassemos havia de ser o bom e o bonito

José Nuno Pimentel disse...

Bolacha Maria: Eu prefiro sempre o original :)

Triss: Assim parece, mas eu também tenho - embora segundo a Bolacha Maria eu tenha tido sempre um queixinho gordinho, muito kidinho, ainda segundo ela.

w. v. d.: Se haver um já é o que é, havia de ser bonito com dois :)

Bolacha Maria disse...

acho que cometi uma piquena inconfidência lá na Irmandade..agora tens a Triss à perna!

José Nuno Pimentel disse...

Não faz mal Bolachinha! Até eu estou curioso por me contares outros episódios deliciosos como esse, dos quais não me recordo... A idade avançada não perdoa :)

triss disse...

Pois é isso, desculpa-te com a idade :-)