11 de janeiro de 2007

Segundos de fama

É da autoria do pintor norte-americano Andy Warhol, ícone da Pop Art, a frase de que «um dia todos teremos direito a 15 minutos de fama». Neste caso, no entanto, tratam-se apenas de cinco segundos fugazes.

Num primeiro visionamento das imagens do concerto dos Humanos no Coliseu de Lisboa – datado de Junho de 2005 e cujo DVD foi posto à venda no último Natal –, é esta a ínfima fracção de tempo em que eu e a Mónica aparecemos a bater palmas em dois momentos distintos, mas perfeitamente nítidos entre o público.

Ela não descansou enquanto não cumpriu o objectivo e depois de algumas horas a passar a vista ao dito, algumas vezes em câmara lenta, lá conseguiu descobrir-nos entre a turba, apesar da minha insistência em recolher ao edredão. E ainda dizem que os nativos de Touro, como eu, são teimosos!

De repente, veio-me à memória um documentário sobre Carlos Paredes, o mago da guitarra portuguesa, gravado ainda na era da cassete de vídeo e parcialmente rodado no famigerado Bloco C – o único dos cinco austeros edifícios brancos que não tinha salas de aula – da actualmente conhecida como Escola Secundária José Gomes Ferreira, antes apenas Escola Secundária de Benfica e para os mais antigos simplesmente, e para sempre, a Secundária.

A dada altura, o travelling da câmara de filmar sobre o punhado de alunos que assistia àquele precioso concerto privado captou, durante escassos momentos, o meu olhar atento e deliciado sobre o mestre. Ainda hoje guardo religiosamente esse documentário numa velhinha VHS. Aquela imagem valeu por mil palavras!

4 comentários:

Bolacha Maria disse...

Há momentos únicos realmente...

Será que as próximas gerações vão manter este tipo de fascínio?é tão fácil agora gravar umas imagens com o telemóvel e colocá-las no YouTub..não tem graça nenhuma..

triss disse...

Lembro-me desse concerto tão bem! É uma das recordações mais bonitas que tenho da Secundária:-))))

W. V. D. disse...

Lembro-me muito bem deste concerto.
Foi a única vez em longos anos que vi o Bloco C em silêncio, respeitosamente em silêncio
Aii Secundária

José Nuno Pimentel disse...

Triss e w. v. d.: Ai Secundária!

Bolacha Maria: Ainda eras uma menina da província, nessa altura, com tudo o que de bom tem esta expressão, claro... Ai ai (suspiros) :)