28 de maio de 2007

A vida monótona do reino animal

Rei da selva
O leão chega a copular 50 vezes por dia sem que a sua esperança de vida – 10 a 14 anos em habitat natural – seja afectada.

Recordista
Em época de acasalamento, o Meriones crassus crassus, um pequeno rato do Norte de África, consegue ter 100 relações em apenas uma hora.

Garanhão
O órgão sexual da baleia azul macho chega aos três metros de comprimento.

Sexo seguro
Antes do acto, macho e fêmea rinocerontes trocam cabeçadas, algumas violentas, de modo a ver se o parceiro está fisicamente apto para suportar a missão.

Esquisitos
Os pandas são uma espécie em vias de extinção, pois têm falta de apetite sexual.

Mau feitio
A fêmea louva-a-deus é o supra-sumo do mau feitio: depois do acto sexual nunca deixa o macho sobreviver para contar como foi.

Insaciável
A aranha viúva negra chega a acasalar 25 vezes por dia. Se o macho não lhe agradar não hesita em devorá-lo, o que também acontece muitas vezes após o acto.

25 de maio de 2007

Saudades do Jô

No final de mais uma semana de trabalho, ainda por cima com o tempo cinzentão e chuvoso, nada melhor do que rir. Muito.

Cinzenta é também a nossa política e é pena que não exista por cá nenhuma personagem como esta que vos apresento no link em baixo, entrevistada no saudoso programa do Jô Soares, no GNT, ditatorialmente substituído no cabo pelo canal TV Record.

Certamente seria bastante mais divertida, pois no que diz respeito a comunicar não há quem bata os brasileiros. Percam dez minutinhos e cliquem. Prometo que não se vão arrepender... Bom fim-de-semana!

http://www.dailymotion.com/related/1176614/video/xfcd9_kibe-loco-claudinho-politico-gago/1

23 de maio de 2007

Ninguém me liga

Aconteceu-me hoje uma coisa que não é costume. Estranhando o silêncio do telemóvel - embora tenha sempre o meu a vibrar no modo silencioso porque detesto ouvir telefones a tocar -, olhei para o aparelho imóvel e reparei que me tinha esquecido de o ligar assim que acordei de manhãzinha.

Fi-lo às 13:53. Mas mal voltou à vida, nada. Nem um pio. Nem a enigmática SMS a dizer - Aviso de contacto Vodafone: este número tentou ligar-lhe a xx/xx às xx:xx e não deixou mensagem no seu Voice Mail.

Rescaldo

No borralho da comemoração, o nosso pequeno mundo do futebol virado ao contrário.

Adeptos do FC Porto envolvidos em confrontos na noite de festejo do título em pleno coração da «Antiga, Mui Nobre sempre Leal e Invicta cidade do Porto», conforme ostenta o distinto brasão - título honorífico atribuído no século XIX pelo rei D. Pedro IV, quando os portuenses se bateram pela defesa do burgo contra o cerco militar absolutista.

Ao mesmo tempo, na indiferente e pacata Lisboa, capital do Império, os simpatizantes dos "dragões", polvilham de azul-e-branco a mais conhecida circular do País das Rotundas e gritam loas ao novo campeão, bi por sinal, sob o olhar altivo de Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal, e do seu leão.

Imaginem esta cena do nosso imaginário: o Benfica a vencer o campeonato em cima da meta, tendo os portistas como adversários directos, e alguém a pavonear-se depois pela Ribeira, garboso, inchado, todo de vermelho vestido.

21 de maio de 2007

"Vermelhos" e "encarnados"

Uma pequena nota informativa sobre o último parágrafo do texto imediatamente abaixo deste.

"Encarnados" foi o modo como os adeptos do Benfica passaram a ser denominados, por determinação da censura do Estado Novo, que proibiu os jornais portugueses de se referirem aos republicanos no poder em Espanha como "forças governamentais", obrigando a mencioná-los como "vermelhos".

Como esta era a forma de tratamento dado aos adeptos e clube da Luz, os reponsáveis do lápis azul impuseram que, a partir dessa altura, estes passassem a ser referidos como os "encarnados", para evitar confusões.

Nada de novo

Confirmou-se. Era mesmo sonho e os deuses não estiveram do lado do Benfica. Afinal, depois dum domingo de emoções, ficou tudo na mesma.

Apesar de ter chegado ao intervalo empatado a um golo e ter sido momentaneamente ultrapassado pelo Sporting no topo da classificação, o FC Porto, líder desde a segunda jornada, deu a volta frente ao despromovido Aves e sagrou-se bicampeão. Foi o 22º título dos "dragões", quarto nos últimos cinco anos, 15º nas derradeiras 23 temporadas, tudo sob a douta presidência de Pinto da Costa.

Terminou finalmente a penosa epopeia do campeonato lusitano, desde esta época felizmente reduzida a 30 jornadas. Depois da cabazada de 4-0 imposta pelos "leões" de Paulo Bento ao surpreendente Belenenses, resta ainda a final da Taça de Portugal, marcada para dia 27 de Maio entre estes dois populares clubes lisboetas.

E deu para tudo a ronda final, até para o Derlei marcar um golo na vitória dos "encarnados", mais uma vez terceiros classificados, sobre a Académica. Viva o nosso pobre futebol!

17 de maio de 2007

Deus é do Benfica

Alusivo ao fascínio anterior, não resisto a deixar aqui um desenho que entretanto me enviaram do grande Luís Afonso, cartunista do Público e de A Bola, personagem peculiar que um dia conheci em conversa numa mesa redonda para a qual tinha sido convidado, nos meus tempos de faculdade.

Esta noite sonhei...

... que o FC Porto perdia com o Aves, o Sporting não conseguia ganhar ao Belenenses e o Benfica marcava um golo perto do final do jogo com a Académica e sagrava-se campeão. Foi nesta altura que acordei... Estava mesmo a sonhar!

16 de maio de 2007

Causa nobre

A actriz italiana Sophia Loren, 72 anos e adepta ferrenha do Nápoles, prometeu posar nua caso o clube italiano consiga regressar à Série A, a primeira divisão. «Espero que o Nápoles ganhe os jogos que faltam. Se subirmos, prometo fazer strip-tease. Os adeptos são apaixonados pela equipa e a cidade merece essa promoção», afirmou Loren numa entrevista ao jornal Gazzeta dello Sport publicada esta terça-feira.

O Nápoles ocupa actualmente o terceiro lugar na Série B, atrás da Juventus e do Génova, quando faltam quatro jornadas para o final da prova. Os dois primeiros classificados ascendem directamente ao escalão principal, enquanto os quatro seguintes disputam um “play-off” por mais um lugar na elite do futebol italiano.

No entanto, o “play-off” é automaticamente cancelado se a diferença entre o terceiro e o quarto for igual ou superior a dez pontos. Depois do triunfo de ontem em casa do Brescia (1-0) e do empate do Mantova no campo do Modena (2-2), o Nápoles tem precisamente uma dezena de pontos de vantagem em relação ao Mantova.

A formação napolitana ganhou o título transalpino em 1987, ano em que venceu também a Taça de Itália, e 1990, numa altura em que tinha no plantel o mago argentino Diego Maradona, além dos brasileiros Careca e Alemão e dos italianos Ciro Ferrara, Fernando De Napoli e Andrea Carnevale. Juntou-lhes igualmente a conquista da Taça UEFA em 1989.

Cadela leva Mourinho à esquadra

A história é contada hoje pelo tablóide inglês The Sun.

15 de maio de 2007

Festival Delta Tejo

A Música no Coração divulgou hoje, em conferência de imprensa, o cartaz da primeira edição do Festival Delta Tejo. O novo evento realiza-se no Alto da Ajuda, em Lisboa, entre os dias 20 e 22 de Julho e, além do palco principal, contará com zona de restauração, espaços de lazer e lounge. Os bilhetes já estão à venda e custam entre €25 (1 dia) e €40 (3 dias).

20 de Julho
Daniela Mercury
Papas na Língua
André Sardet
Os Mutantes
Bebel Gilberto
Los de Abajo

21 de Julho
Carlinhos Brown
João Gil & Luís Represas
João Pedro Pais & Mafalda Veiga
Lila Downs
Olodum
DJ Marcelinho da Lua

22 de Julho
Orishas
Sizzla
Macaco
Marcos Sacramento
Bei Gua
Mercado Negro

14 de maio de 2007

Domingo ao final da tarde

Domingo ao final da tarde. Freguesia de São José, Lisboa. As ruas estão quase desertas, envoltas na calmaria própria dos domingos, polvilhadas aqui e ali por alguns locais e uns quantos mirones estrangeiros.

De dentro de uma ou outra casa, de janelas orgulhosamente abertas, sai um som familiar. De tempos antigos, em que a voz vinda através das ondas hertzianas era a mais importante das companhias. E em que o futebol maior se jogava à tarde.

Sentado no degrau, o velho exibicionista, de fato de treino vestido, apura o ouvido para não perder pitada. FC Porto, Sporting, Benfica lutam ainda pelo título e jogam todos à mesma hora. Ali, pelo menos, é o velhinho rádio de pilhas que ganha o desafio.

11 de maio de 2007

Campanha com "sex appeal"

Penso que ninguém tem dúvidas, mas nunca é demais lembrar: o sexo faz bem à saúde. Aproveitando esta máxima universal, a British Heart Foudation lançou recentemente, no Reino Unido, uma campanha publicitária onde incita as pessoas a praticar exercício físico e, mais explicitamente, sexo puro e duro.

De acordo com a organização, a cada 15 minutos morre uma pessoa nas ilhas britânicas devido à falta de actividade física, a doenças do coração ou a outras associadas à inactividade. E como bastaria somente meia-hora diária para ultrapassar o problema, tão característico das sociedades sedentárias, vai daí a ideia.

Se lhes juntarmos os dados de um inquérito recentemente realizado, em que a maioria dos súbditos de Sua Majestade declararam preferir ver televisão, navegar na Internet ou ler um livro - de sexo, pouco ou nada -, temos então os condimentos perfeitos para o despertar da libido à boa maneira inglesa.

A iniciativa chama-se "30 a day (30 por dia)", minutos entenda-se, e aconselha os nativos a queimarem calorias diariamente durante meia-hora, de modo a prevenir doenças cardiovasculares. A cópula, da maneira que cada um mais gostar - embora o cartaz insinue ser entre um homem e uma mulher de idades avançadas -, é uma das formas sugeridas.

Segundo dizem os especialistas que estudam esta excitante modalidade, um acto sexual normal equivale a 20 minutos de caminhada e ter um orgasmo produz o mesmo efeito do que subir um lanço de escadas. Agradeço a tentadora equivalência, mas acho que continuo a preferir um belo orgasmo.

10 de maio de 2007

O papel? Qual papel?

Aos 62 anos, para sobreviver, Elisabete Costa viu-se na obrigação de voltar a trabalhar. No final da semana passada, dirigiu-se à Segurança Social do Areeiro, em Lisboa, para indagar sobre a sua situação, de quanto seriam as prestações mensais e a forma de as pagar.

O que se seguiu poderia ser hilariante, se não fosse o espelho da incompetência, do não querer saber, da estúpida e inútil burocracia que teima em atrapalhar a vida dos cidadãos e mergulha o país na inércia.

Não bastava constar como morta desde Maio de 2000 naqueles serviços. Pois bem, na resposta às legítimas dúvidas da pobre senhora, que até renovou o Bilhete de Identidade em Novembro de 2001, recebeu mais uma informação surpreendente.

Esclareceu a instituição de previdência que a mulher não podia cumprir as obrigações sociais excepto se provasse, por meio de certidão, que estava viva!

9 de maio de 2007

Galileu à deriva

«O Galileu atravessa uma crise profunda e grave». O que é isso para quem está morto há 365 anos. Desta vez, porém, o pobre coitado do toscano, inventor do antepassado do telescópio, não tem culpa. Ao contrário de outrora, quando mirava as estrelas através do óculo, o seu nome serve hoje os propósitos contrários - controlar do céu o que se passa cá na Terra.

Contextualizadas, as palavras, em nome da União Europeia, são do ministro dos Transportes alemão, Wolfgang Tiefensee, citado pela BBC, referindo-se à necessidade de mais fundos do que os previstos para construir o sistema europeu de navegação por satélite, que irá concorrer com o GPS norte-americano.

Chamem-me Velho do Restelo, mas mesmo desactualizado ainda prefiro o mapa encartado e a imprevisibilidade da aventura do que ter uma voz irritante sempre a gritar inequivocamente aos meus ouvidos moucos por onde ir. Apetece logo contrariar-lhe os intentos e recitar-lhe vezes sem conta o final do Cântico Negro, de José Régio:

Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou.
- Sei que não vou por aí!

8 de maio de 2007

Ai Portugal, Portugal!

Ao passar os olhos pelo molho infindável de páginas de jornais e revistas a amarelar no escritório, antes de azularem no contentor da reciclagem, deparei-me com uma recente entrevista de Nanni Moretti, na revista Visão, por ocasião da sessão especial de apresentação do seu último filme, O Caimão, em Lisboa, no passado dia 14 de Abril.

«Digo numa cena que 20, 30 anos de televisões comerciais mudaram-nos a cabeça. Não quero atribuir todo esse poder e responsabilidade a um só homem. Quando Berlusconi aterrou em Itália, já encontrou um terreno fértil: um país indiferente a regras, em muitos casos com pouco sentido cívico, que considera os impostos um insuportável fastio e em que muitos cidadãos têm dificuldade em considerar-se parte de uma comunidade.»

Não sei se repararam mas, tirando a referência a Berlusconi e à Itália, o enunciado assenta que nem uma luva a Portugal. Como as perspectivas caseiras não são as mais agradáveis, não auguro coisa boa no futuro. Só falta saber quem será o nosso caimão (pequeno crocodilo particularmente voraz).

Presumo que Marques Mendes não terá esse privilégio, pois reúne apenas o primeiro daqueles predicados...

7 de maio de 2007

A Bebel sabe nadar

Canta no feminino mas no mesmo registo suave e intimista do pai João, o mestre da bossa nova, embora mais afinadinha.

Chama-se Bebel Gilberto, estreou-se com o excelente Tanto Tempo (2000) e lançou recentemente o mais recente disco, Momento.

Filha de peixe sabe nadar, iô! Ainda que por outras águas. Som calmo para ouvir a ver o Sol esconder-se ao final do dia.

Não se faz...

Domingo, ao final da tarde, estava eu embrenhado em trabalho e telefonam-me uns amigos que regressavam a Lisboa vindos do Sudoeste, de barriga cheia, alma revigorada e corpo cansado, presumo, só para me martirizarem:

- Aceitámos a sugestão que puseste no teu blogue: comemos um sargo grelhado e tomámos um grande banho na praia... Ah, e no sábado vimos o episódio desta semana do Seis Graus (como estive a laborar no fim-de-semana e o meu gravador de DVD resolveu avariar falhei o dito).

O que vale é que, no final do telefonema, lá me disseram para escolher um dia desta semana de modo a oferecerem-me um jantar e poder ver o seriado, amavelmente gravado - aqui entre nós, sob pena de duras sevícias. Nem tudo ficou perdido...

4 de maio de 2007

Mensagem (in)oportuna

O meu simpático operador de telemóvel acaba de me enviar a seguinte mensagem:

Prepare-se para um fim-de-semana cheio de sol! Lisboa: céu limpo. Vento fraco a moderado. Sáb 12-22, Dom 13-22 (min-máx).

Eu vou estar fechado entre quatro paredes a trabalhar, mas quem puder... aproveite!

Ménage a trois

É oficial! Os meus amigos juntaram-se e ofereceram-me esta semana, no meu aniversário, uma Xpress da Super Bock. É o início de uma relação a três que se prevê provocante entre mim, a Mónica e a nova loura lá de casa.

Para acabar de vez comigo, só faltava terem juntado à maquineta uma assinatura da Sport TV e a minha mulher resolver plantar tremoços no quintal lá de casa...

3 de maio de 2007

Bem feito

Não é meu costume enveredar pelo fascinante mundo da politiquice, mas não resisto... "Pina Moura quis falar, mas já não era deputado", titula o Público de hoje, numa pequena notícia inserida na página 8.

Para melhor compreensão do assunto, aconselho a lerem o excelente e demolidor artigo de João Miguel Tavares no DN de 24 de Abril. (Nota: uma menção honrosa a quem descobrir o erro ortográfico deste texto...)

Beirut

Melodias harmoniosas, dolentes, bonitas, um toque cigano da flagelada Europa de Leste, a fazer lembrar o universo de Emir Kusturica.

Estes são alguns dos condimentos presentes em Gulag Orkestar, álbum de estreia dos Beirut, projecto liderado pelo americano Zach Condon.

Curiosamente, a música que não me larga é Elephant Gun e vem no EP de bónus que acompanha a edição da 4AD, mítica editora de nomes como Pixies, Red House Painters, Cocteau Twins, Dead Can Dance ou Bauhaus.

Clicar aqui para ver o videoclip no YouTube.

Diva

Adeus robustas de busto generoso com ganas de querer galgar as margens do decote que o oprimem. Os olhos e os ouvidos viram-se, por breves instantes, para a escultural soprano Anna Netrebko. Nasceu na Rússia em 1971, ano de boa colheita, e é conhecida não só pelos dotes vocais de cantora lírica, mas igualmente pela estonteante beleza física.

Lavava o chão do Teatro Mariinsky de São Petersburgo (mais conhecido como Teatro da Ópera e Ballet Kirov) quando despertou a atenção do maestro residente Valera Gergiev, que logo se tornou seu mentor. Estreou-se num papel maior com apenas 22 anos, precisamente nesse palco, dando vida e voz a Susanna, noiva do protagonista em As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Andava há uns tempos a seguir-lhe as pisadas e resolvi atirar-me de cabeça aos dois mais recentes trabalhos discográficos: Russian Album (2006) e Duets (2007), onde contracena com o tenor mexicano Rolando Villazón. Refreei o ânimo e reservei para posterior investida o DVD de La Traviata, a ópera de Giuseppe Verdi que lançou na ribalta a dupla de cúmplices.

Mamma mia, che bella donna!

2 de maio de 2007

Amor a quanto obrigas

A cena passou-se nos Estados Unidos. Sempre que lhe apetecia ver a mulher amada, Antonio Moreno, de 31 anos, percorria os 150 quilómetros que separam Inglewood de Santa Bárbara, na Califórnia. Até aqui nada de anormal. O problema é que não possuía carta de condução nem carro.

Por isso, de cada vez que apertava a saudade, roubava um automóvel nas imediações e seguia estrada fora. Segundo consta, terá feito a graça em 26 ocasiões, utilizando de preferência modelos japoneses mais antigos da Toyota e Nissan, para os quais dispunha de um dispositivo para os pôr facilmente em marcha.

Mas as histórias de amor nem sempre têm desfechos felizes. Ao que parece, a relação entre ambos terminara há muito, pelo menos no que toca ao desidério da parte feminina. O homem assim não entendia e tentou desesperadamente, por todos os meios, manter o namoro. Nem que para tal tivesse que infringir... ligeiramente, digamos, a lei.

De acordo com um porta-voz da polícia de Santa Bárbara, o arrebatado amante «roubava carros para tentar perpetuar o relacionamento». A adrenalina talvez não fosse tanta se tivesse apanhado boleia e a possivelmente teria evitado problemas com as autoridades, mas enfim...

Certamente irá agora pagar pelas infracções. Contudo, há crimes que, pela sua natureza, não deviam ser punidos com pena de prisão. O amor é lindo, mas como titulava o livro de Miguel Esteves Cardoso, também pode ser f#$%?&...