3 de maio de 2007

Diva

Adeus robustas de busto generoso com ganas de querer galgar as margens do decote que o oprimem. Os olhos e os ouvidos viram-se, por breves instantes, para a escultural soprano Anna Netrebko. Nasceu na Rússia em 1971, ano de boa colheita, e é conhecida não só pelos dotes vocais de cantora lírica, mas igualmente pela estonteante beleza física.

Lavava o chão do Teatro Mariinsky de São Petersburgo (mais conhecido como Teatro da Ópera e Ballet Kirov) quando despertou a atenção do maestro residente Valera Gergiev, que logo se tornou seu mentor. Estreou-se num papel maior com apenas 22 anos, precisamente nesse palco, dando vida e voz a Susanna, noiva do protagonista em As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Andava há uns tempos a seguir-lhe as pisadas e resolvi atirar-me de cabeça aos dois mais recentes trabalhos discográficos: Russian Album (2006) e Duets (2007), onde contracena com o tenor mexicano Rolando Villazón. Refreei o ânimo e reservei para posterior investida o DVD de La Traviata, a ópera de Giuseppe Verdi que lançou na ribalta a dupla de cúmplices.

Mamma mia, che bella donna!

3 comentários:

Tiago disse...

Pois, 71 foi um ganda ano. Nem sabia que gostavas de ópera... e a ópera também é um espectáculo cénico, visual, para arregalar o olho...

José Nuno Pimentel disse...

São influências da Mónica... Confesso que tenho essa falha no meu currículo - nunca vi uma ópera a sério! Assisti uma vez a uma coisa parecida no São Carlos, mas de ópera só tinha mesmo o "espectáculo cénico, visual, para arregalar o olho"... :)

Anónimo disse...

Ó senhor tareco... a AIDA não é uma ópera a sério??