19 de junho de 2007

Pagar impostos dá prazer?

Pagar impostos pode ser fonte de prazer, diz o Público numa pequena chamada de primeira página na edição de domingo, citando o resultado de um estudo publicado na sexta-feira passada pela revista norte-americana Science.

Para determinar qual a importância das motivações - se por altruísmo puro ou por aquilo que os economistas designam por warm glow giving, no qual os doadores obtêm uma satisfação do mero gesto voluntário de dar, independentemente do bem que resulta dessa dádiva -, os cientistas entregaram 100 dólares a 19 mulheres.

Depois visualizaram a sua actividade cerebral em tempo real, entre outras situações, enquanto elas viam a respectiva conta bancária ser debitada para pagar um imposto a favor de um banco alimentar e viram que as áreas do cérebro activadas são precisamente as mesmas duas, muito antigas e primitivas em termos evolutivos, que entram em acção quando comemos doces ou convivemos com amigos.

Por outras palavras, dar dinheiro a outrem parece ser tão gratificante, recompensador e gerador de prazer no cérebro como saciar a fome com manjares açucarados e passar um bom bocado com algumas das pessoas de que gostamos. No entanto, os investigadores não se pronunciaram sobre o que aconteceria se os contribuintes soubessem que os impostos eram injustos.

4 comentários:

W. V. D. disse...

posso sempre disponibilizar o meu NIB para depositarem dinheiro que tenham a mais. Façam os testes que eu aceito, até dá logo um salto de prazer.

Tiago disse...

Se o estudo fosse credivel, estava no desemprego. Vasco, partilhamos a conta? Ja que estas com espirito altruista...

José Nuno Pimentel disse...

Não se esqueçam de mim... Havia de ser lindo, uma conta de acesso tripartida entre w.v.d, ogait e eu. Não havia caracol nem barril de cerveja que restasse... :)

W. V. D. disse...

nem mais