13 de março de 2007

Típico humor britânico

A capacidade que uma pessoa ou um povo tem de conseguir gozar consigo próprio, pondo a nu os seus defeitos e as suas fraquezas, continua a fascinar-me. Por isso, sempre admirei o refinado e inspirador humor britânico. Os exemplos são muitos, mas tenho para mim que nunca ninguém – reparem na dupla negativa para reforçar a ideia – superou os fantásticos Monty Pythons.
Até a sisuda Margaret Thatcher, a primeira mulher a chefiar o Governo do Reino Unido, entre 1979 e 1990, não se imiscuiu pelos terrenos das irónicas tiradas humorísticas. Ou não tivesse sido, ela própria, a fonte de onde vários comediantes beberam inspiração.

A cena ocorreu no final de Fevereiro durante a inauguração da estátua em bronze da baronesa que passou a adornar os corredores da Câmara dos Comuns, em Londres. A obra precede uma outra, exposta em local diferente, feita em mármore e decapitada em 3 Julho de 2002 com uma barra de metal por Paul Kelleher, produtor de teatro, condenado a três meses de prisão em Fevereiro do ano seguinte pelo acto tresloucado.

No discurso de ocasião, a Dama de Ferro – actualmente com 81 anos e assim chamada pela forma determinada como levou a cabo reformas económicas que geraram forte contestação social – afirmou perante a gargalhada geral:
"I might have preferred iron but bronze will do"
"It won't rust. And, this time I hope, the head will stay on"

Sem comentários: