23 de março de 2007

Onde é que isto vai parar?

Segundo um estudo realizado a nível ibérico pela empresa CPP, no segundo semestre de 2006, cerca de 71 por cento dos portugueses afirmaram não escrever uma carta há vários anos. Além disso, 53 por cento envia apenas SMS quando está de férias, em vez de postais, enquanto oito em cada dez prefere aquele modo para desejar feliz aniversário ou bom Natal. Em Espanha, os números são ligeiramente inferiores: 43 e 36 por cento, respectivamente.

O estudo revela outros dados, igualmente interessantes, como o facto de o telemóvel ser utilizado para evitar conversas indesejadas. Neste aspecto, 46% dos portugueses (contra 54% dos espanhóis) confessaram ter desligado algumas vezes o aparelho e atribuíram o corte à perda de sinal, para não terem de manter uma conversa aborrecida.

Ouçamos Peter Hall, responsável da CPP: «O telemóvel converteu-se na ferramenta perfeita para decidir com quem queremos e não queremos falar, bastando para tal olhar para o visor, ver quem está do outro lado e aceitar ou rejeitar. Enquanto forma de contacto é inclusive uma ferramenta que mudou consideravelmente os canais de comunicação: escrever cartas e postais passou à história, agora a moda é escrever SMS, que podem ser enviados a qualquer momento e a partir de quase todos os locais». Elucidativo. Qualquer dia não sabemos escrever com a nossa própria mão, apenas teclar...

4 comentários:

triss disse...

Que triste notícia....
Mas eu ainda escrevo postais e cartas, não respondo a sms natalícios porque prefiro telefonar mesmo.
Os meus amigos também são assim, agora os conhecidos.... são paletes de sms :-\

SC disse...

A acrescentar a esses tristes números há ainda a referir a nova moda de escrita com "k"s e "x"s que me enerva profundamente!

Ainda escrevo postais mas muito menos que há uns anos. Quanto a teclar... confesso que prefiro escrever no PC do que à mão. Se me enganar, ou quiser alterar uma frase por completo, é só apagar e escrever de novo. :)

José Nuno Pimentel disse...

Triss, continua a escrever postais e cartas, nem que seja ao vizinho do lado. Sabe sempre bem...

SC, em termos de trabalho prefiro teclar, mas não há nada que substitua o caderninho de papel e se há coisa que me irrita é o corrector branco. O limpinho sempre que causou náuseas, gosto é de ver riscos... :)

SC disse...

Ando sempre com o meu caderninho na carteira! E também não uso corrector. Risco por cima e já está. :)