9 de março de 2007

Efeméride

Faz hoje precisamente 507 anos que zarpou com pompa e circunstância de Lisboa, mais propriamente de Santa Maria de Belém, a armada comandada pelo navegador Pedro Álvares Cabral e composta por dez naus e três caravelas. Nomeado capitão-mor pelo rei D. Manuel I para liderar a primeira expedição à Índia após o regresso de Vasco da Gama, Cabral desviou-se da costa do continente negro e avistou o Brasil a 22 de Abril de 1500, 43 dias após iniciar a epopeia.

Cientes de que havia terra defronte a África, conforme atesta a transferência do meridiano de divisão do mundo entre os reinos de Castela e Portugal no Tratado de Tordesilhas, em 1494, a frota perseguia objectivos mais abrangentes e integrava homens experientes como Bartolomeu Dias, o primeiro navegador a dobrar o Cabo da Boa Esperança – ou das Tormentas, assim chamado pelas dificuldades que impunha aos marinheiros –, o irmão deste, Diogo Dias, e Nicolau Coelho, um dos comandantes da expedição do descobridor do caminho marítimo para a Índia, além de Pêro Vaz de Caminha, cronista real.

Cabral nasceu no interior do país, presumivelmente em Belmote, na Beira Alta, mas foi o mar que o tornou famoso ao descobrir aquela a chamou terra de Vera Cruz.

3 comentários:

Anónimo disse...

Agora fizeste-me lembrar uma das minhas (e poucas) viagens preferidas... ao Brasil.
Eu estava lá precisamente no ano e no dia em que se comemoravam os 500 anos do Descobrimento do Brasil.
Havia inscrições alusivas a isso por todo o lado que passassemos.
Não tinha noção é que tivesse sido há 7 anos... mas foi, estive lá em 2000.
O tempo passa que é uma coisa louca, não há explicação!

Que saudades tenho do Brasil...

triss disse...

adorava ir ao Brasil, praias, bikinis, areia, mar, hawaianas, sol o ano inteiro, jorge amado, caetano, samba, boa disposição, amazónia....

W. V. D. disse...

Estou quase proibido de ir ao Brasil, pelo menos sozinho :)