22 de março de 2007

Os Templários, Tomar e Gualdim Pais

Falar de Tomar e da região envolvente não é possível sem mencionar a Ordem dos Templários, que aí fixou sede a partir de 1160, sob o comando de Gualdim Pais, e seria posteriormente denominada de Cristo por D. Dinis, quando aquela foi extinta, em 1312.

Existem referências ao passado por toda a cidade, cujo auge aconteceu no período em que o Infante D. Henrique por lá viveu, altura em que Tomar era local importante, encaixado entre Lisboa e Porto, a meio caminho da Ibéria.

Homem culto e empreendedor, juntou a sua fortuna pessoal às imensas posses da Ordem de Cristo, da qual seria nomeado regedor em 1420, para impulsionar a expansão marítima portuguesa. Muito da turba turística é impulsionada pelo facto de o conjunto arquitectónico constituído pelo Castelo Templário e o Convento de Cristo ter sido classificado pela UNESCO como Património Mundial em 1983, mas o local vale bem a visita. Aqui fica alguma informação sobre o assunto:

Criada em 1120 por cavaleiros instalados em Jerusalém, para incarnar duradouramente a ideia das cruzadas – proteger os peregrinos a caminho da Terra Santa –, a Ordem do Templo desenvolveu-se em todo o Ocidente e estendeu-se na defesa dos Estados Latinos do Oriente e depois até à Península Ibérica. Vítima de um processo fabricado pelo rei de França Filipe, O Belo, e seus conselheiros, viria a ser suprimida em 1312.

Em Portugal, D. Dinis salvou os Templários da aniquilação ao criar a Ordem de Cristo, que herdou todo o seu património e vocação, e viria a ter papel fundamental na afirmação do país e na expansão marítima. Segundo o historiador José António Saraiva, em O Crepúsculo da Idade Média em Portugal, "(…) tem sido descurado em Portugal o papel desempenhado pelos Templários e pelos seus sucessores, os freires de Cristo. A Ordem dos Templários (...) tomou parte na tomada de Santarém, em 1147 [a que se seguiu, no mesmo ano, a conquista de Lisboa], sendo por isso bem recompensada por D. Afonso Henriques (…)".

Paladino do primeiro rei de Portugal, o qual se intitulava irmão da Ordem, Gualdim Pais nasceu em Amares (1118) e morreu em Tomar (1195), lugar que fundou em 1157. Combateu os mouros ao lado de Afonso Henriques, tendo sido feito cavaleiro pelo soberano, em Ourique (1139). Partiu depois para a Palestina, onde esteve durante cinco anos, mas de volta ao reino seria ordenado quarto Grão-Mestre da Ordem em Portugal (1157), então ainda com sede em Soure. Três anos mais tarde fundou o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo, passando a partir dessa altura e ser a sede dos Templários em solo lusitano.

Obra também consultada: A Grande Aventura dos Templários: da Origem ao Fim, de Alain Demurger

Sem comentários: