12 de dezembro de 2008

Porque será?

A insatisfação com a democracia é a mais alta dos últimos 23 anos. Esta é uma das principais conclusões a tirar do estudo sobre a reforma institucional em Portugal, intitulado Os Deputados Portugueses em Perspectiva Comparada: Eleições, Liderança e Representação Política, apresentado na quarta-feira num seminário realizado na Assembleia da República, referia a edição do jornal Público do dia seguinte.

Mais referendos, voto personalizado, mais mulheres e mais formas de participação são alguns dos desejos dos eleitores, enquanto os deputados acham que o sistema eleitoral apenas precisa de alguns ajustes, acrescenta o diário.

Cada vez mais me sinto identificado com as personagens do livro Ensaio sobre a Lucidez (2004), de José Saramago – com quem me cruzei, de fugida, na Casa do Alentejo nesse mesmo dia ao final da tarde, numa homenagem aos dez anos passados sobre o Nobel da Literatura e 60 sobre a tão maltratada Declaração Universal dos Direitos do Homem –, cujo fio condutor é a revolta do povo perante o poder político ao votar massivamente em branco em determinadas eleições.

4 comentários:

triss disse...

Esse livro deixei-o a meio, na altura estava-me a dar um bocadino de angústia :-(

Anónimo disse...

Pois é, caro José Nuno, o conceito de Democracia dos nossos políticos cada vez se parece mais com o do Natal: mascara-se o fundamental com o supérfluo, até se perder por completo o verdadeiro espírito da "coisa". A Política tornou-se o "Pai Natal" dos políticos, a grande árvore à sombra da qual todos põem o sapatinho e esperam para que lá lhe depositem, mais tarde ou mais cedo, a prendinha de um "tacho" com uma administração de banco ou de empresa, um saco azul, uma conta off-shore e tantas outras coisas melhor recheadas que o peru que comem na ceia.
Assim vai o Mundo, com o fosso cada vez mais fundo entre uns poucos cada vez mais ricos e os restantes cada vez mais pobres. E esses poucos asseguram sempre que falam em nome dos portugueses, vivem a trabalhar para o bem-estar dos portugueses.
Eu também já deixei de crer no Natal.
De qualquer modo, Boas Festas a todos!

José Nuno Pimentel disse...

Triss, tadinha!

Deana, nem mais! Boas festas também...

Anónimo disse...

O problema é que não temos politicos.. temos oportunistas que o texto da Deana descreve na perfeição... Um grande 2009 longe destes "politicos"...