13 de janeiro de 2009

Menos de um igual a zero

Em parte devido a ter lido o excelente Casa de Campo, do desconhecido chileno José Donoso, descobri a Cavalo de Ferro, responsável por lançar no mercado um rol de autores cujas traduções portuguesas dos respectivos livros foram incompreensivelmente ignorados cá ao longo dos anos.

As razões para tal não são para aqui chamadas, embora estou certo que dariam um interessante debate sobre o mundo da edição em Portugal, mas esse é rosário de outras missas e gentes.

O que me traz aqui é o facto de ter subscrito a newsletter da editora. Preenchi os dados pedidos e, no final, pediram-me para responder a um pequeno questionário. Uma das três respostas possíveis à última pergunta deixou-me intrigado:

Quantos livros lê por mês?
- Menos de um
- De um a cinco
- Mais de cinco

Menos de um?! Talvez nenhum (ou zero) ficasse melhor...

Na calha está já outro clássico, Rayuela (à letra, o infantil e popular jogo da macaca desenhado no chão com giz), escrito em 1963 por outro sul-americano, o argentino Julio Cortázan, cujo título em português, 48 anos volvidos, é O Jogo do Mundo e tem prefácio de José Luís Peixoto.

O que tenho ouvido dele aguçou-me o apetite...

8 comentários:

Tiago disse...

Rapaz, esse livro é uma carga de trabalhos. Não consegui acabar, é muita areia para a minha pequenina camionete. Tem coisas geniais, é certo. Mas é de uma exibição de erudição que não há quem aguente. Eu empresto-to, não compres.

José Nuno Pimentel disse...

Pois, ogait assim parece... e já vi que tem à volta de 600 páginas. Pior que isso só a tradução do O Homem Sem Qualidades, de Robert Musil, cujo 1º volume tem 840 e o 2º 456. Haja pachorra!

SC disse...

"Menos de um" é diferente de "nenhum". Imagina que demoras dois meses a ler um livro: num mês leste "menos de um", mas não foi "nenhum".
Parece-me. :)

Tiago disse...

SC, essa não me tinha passado pela cabeça. É por essas e por outras que eu e o Pimentel somos nitidamente homens de letras...

José Nuno Pimentel disse...

SC, não tinha pensado nisso. De qualquer forma, se não acabaste de o ler continuas sem ler nenhum... :)

Ogait, é isso mesmo!

SC disse...

Não pretendo discutir questões de semântica convosco, ó "homens das letras"!, apenas chamar a atenção que a vida não é feita (só) de números inteiros. :)

José Nuno Pimentel disse...

Ehe he ehhe!!!!!

W. V. D. disse...

recomendo a Bertrand sita no centro comercial Palacio do Gelo em Viseu que tem uma louca promoção de livros...eu comprei 5 a € 10 cada...viva a provincia