19 de janeiro de 2009

Domingo no museu

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) tem exposto até 8 de Fevereiro o quadro Titus Sentado à Secretária, da autoria de Rembrandt (1606-1669), fruto de um intercâmbio com o Museu Boijmans van Beuningen, de Roterdão, que fez o São Jerónimo (1521), de Albrecht Dürer, zarpar até à Holanda.

Num dia chuvoso e tristonho como o de ontem, ir a um museu pode ser uma boa opção, por isso aproveitei a borla domingueira até às 14 horas e fui lá vê-lo.

A tela ocupa uma renovada e pequena salinha da casa cultural das Rua das Janelas Verdes, dedicada a exposições temporárias de desenho e gravura e a única que permite ver o tecto pintado do Palácio Alvor-Pombal, mandado construir no século XVII por D. Francisco de Távora, 1º conde de Alvor. (Pelo apelido do infortunado proprietário já devem estar a ver a razão do nome Alvor-Pombal...)

O desgosto provocado pela morte da mulher Saskia, em 1642 – precisamente o ano em que Rembrandt pintou o famosíssimo e enormíssimo Ronda da Noite, que eu contemplei embasbacado em Outubro último no Rijsmuseum de Amesterdão –, fê-lo parar de pintar durante algum tempo. Quando regressou aos rabiscos mergulhou num período algo soturno, de que esta peça, o retato do único filho de ambos que vingou a olhar sonhador para o infinito, é exemplo.

Estão lá as suas marcas, está lá o seu traço, principalmente o modo como utiliza a luz tão ao gosto dos artistas da Idade do Ouro neerlandesa, como Vermeer, Steen ou Hals, mas esta fase é agora mais soturna.

Além da referida peça, o museu holandês enviou igualmente uma série de três desenhos e cinco gravuras: um auto-retrato (c. 1657-58), "Saskia Uylenburgh à janela" (c. 1637-39), "Mulher de pé com criança ao colo" (c.1633-35), "Auto-retrato com sabre" (1634), "Auto-retrato com sua mulher Saskia Uylenburgh" (1636), "A mãe de Rembrandt com touca" (1633), "Anúncio do Anjo aos pastores" (1634) e "Adoração dos pastores" (c. 1654).

2 comentários:

José Bandeira disse...

Obrigado por avisares, Zé, pá. Eu sempre tive um certo preconceito contra o Rembrandt (não perguntes), mas quero ir ver isso, pode ser que mude de ideias.

Abraço,
jb

José Nuno Pimentel disse...

JB, como temia, informação confirmada ao vivo com vossemecê, não era por ali que irias mudar de ideias... E pensar que, no intercâmbio com Roterdão, mandámos para lé o nosso São Jerónimo!