
É um retrato de Portugal e dos Portugueses de hoje, que melhor se compreendem se olharmos para o passado, para os últimos trinta ou quarenta anos.
1º Episódio - Gente diferente: Quem somos, quantos somos e onde vivemos.
Os portugueses são hoje muito diferentes do que eram há trinta anos. Vivem e trabalham de outro modo. Mas sentem pertencer ao mesmo país dos nossos avós. É o resultado da história e da memória que cria um património comum. Nascem em melhores condições, mas nascem menos. Vivem mais tempo. Têm famílias mais pequenas. Os idosos vivem cada vez mais sós.
Nota: Da sinopse do documentário, da autoria do sociólogo António Barreto e da realizadora Joana Pontes, cujos sete DVD's podem ser comprados às segundas-feiras com o jornal Público ou por inteiro nas lojas FNAC. Perdi a exibição na RTP, há uns meses, e por isso comprei hoje o primeiro volume da colecção!
3 comentários:
Penso que esse documentário, do qual, infelizmente, só consegui ver alguns episódios, serve para mostrar que, ao contrário do que se pensa, e normalmente se diz, não estamos sempre na mesma, estamos até muito melhor!
muito bom, muito bem feito, mostra bem a nossa realidade
Sim, JNP, estamos de facto muito diferentes - onde estavas tu há 30 anos?
Enviar um comentário