12 de novembro de 2007

Portugal, Um Retrato Social

Este é um retrato do nosso país. Um retrato da sociedade contemporânea. É um retrato de grupo: dos portugueses e dos estrangeiros que vivem connosco.

É um retrato de Portugal e dos Portugueses de hoje, que melhor se compreendem se olharmos para o passado, para os últimos trinta ou quarenta anos.

1º Episódio - Gente diferente: Quem somos, quantos somos e onde vivemos.

Os portugueses são hoje muito diferentes do que eram há trinta anos. Vivem e trabalham de outro modo. Mas sentem pertencer ao mesmo país dos nossos avós. É o resultado da história e da memória que cria um património comum. Nascem em melhores condições, mas nascem menos. Vivem mais tempo. Têm famílias mais pequenas. Os idosos vivem cada vez mais sós.

Nota: Da sinopse do documentário, da autoria do sociólogo António Barreto e da realizadora Joana Pontes, cujos sete DVD's podem ser comprados às segundas-feiras com o jornal Público ou por inteiro nas lojas FNAC. Perdi a exibição na RTP, há uns meses, e por isso comprei hoje o primeiro volume da colecção!

3 comentários:

Henrique Marques disse...

Penso que esse documentário, do qual, infelizmente, só consegui ver alguns episódios, serve para mostrar que, ao contrário do que se pensa, e normalmente se diz, não estamos sempre na mesma, estamos até muito melhor!

W. V. D. disse...

muito bom, muito bem feito, mostra bem a nossa realidade

Tiago disse...

Sim, JNP, estamos de facto muito diferentes - onde estavas tu há 30 anos?