19 de novembro de 2007

Adivinha quem voltou

Finalmente, o Inverno... Depois de vários dias seguidos de céu azul e Sol imenso, eis que chega o tempo cinzento, a chuva e o frio.

Dormi a noite de sábado no sopé da serra, no centro do País. Às 2h36 da madrugada de domingo, lá estava de nariz no ar pronto para ver a anunciada chuva de estrelas. Durou pouco, pelo menos para mim.

Ainda me deslumbrei com um ou outro risco no firmamento, mas o frio era tanto e os agasalhos tão parcos que voltei presto para o quentinho da casa, onde a chama da lareira e os aquecedores a gás e eléctricos reinavam a seu bel-prazer.

Curioso, fui ao carro ver a temperatura ambiente: -3º! Safa! E parece que a repentina febre gélida vai continuar por mais alguns dias...

Estranho foi voltar ao bólide, no dia seguinte, e ver o termómetro subir até aos 13º, passando pelo... -0º.

Do mesmo género desta do desorientado mostrador electrónico, só me recordo de uma brilhante tirada de um dos comentadores futebolísticos cá da praça durante o Mundial de 1994, disputado nos Estados Unidos, em pleno Verão, debaixo de canícula insuportável apenas para gáudio das audiências televisivas europeias:

- (...) e está uma humidade relativa muito superior a 100 por cento!

Já no domingo, a seguir ao almoço, com o astro maior a aquecer as almas, um dos dois cafés da aldeia encontrava-se repleto de gente - homens, entenda-se, que a mulher é para ficar em casa e aquilo é lá lugar para formosas damas.

Os habitantes locais, menos boçais do que o especialista da bola em pontapés na inteligência e na gramática, confirmaram a novidade: este sábado e a quarta-feira anterior foram os dias mais frios dos últimos tempos.

3 comentários:

Tiago disse...

E aquela do célebre capitão do fêquêpê de que a equipa tinha dado uma volta de 360º no seu futebol? Viva o Inverno e o cházinho. Lá vai a loura hibernar.

José Nuno Pimentel disse...

Essa não foi do capitão do fêquêpê, mas do saudoso Futre...

Quanto à loura, se a Olá fez um anúncio com um gajo a vender gelados numa praia deserta em pleno Inverno, numa clara alusão ao consumo, não vejo por que razão não poderá haver loura... Assim tenha pachorra de comprar e acartar com um barril... :)

Anónimo disse...

Chuva de Estrelas?? Não vi nada, nem sequer sabia!

Quanto à chuva e ao frio, apesar de não me agradar já era tempo, senão chegamos ao Verão e parece Inverno.
Aliás como já é...