25 de abril de 2007

O 25 de Abril italiano

Para os mais distraídos, o jornal Público, num pequeno apontamento evocativo intitulado «A libertação de Itália», informa na edição de hoje:

«25 de Abril é, claro, o dia da revolução dos cravos, em 1974. Mas é o outro 25 de Abril que tem direito de precedência: o dia da libertação, cerca de três décadas antes, da Itália do regime fascista.

No dia 25 de Abril de 1945, os resistentes italianos revoltaram-se em Milão - e simultaneamente em muitas outras cidades da Itália setentrional - contra a ocupação nazi e contra as falanges fascistas da República Social Italiana de Benito Mussolini, assumindo um movimento de consciência nacional e cívica apoiada na retaguarda pelos exércitos aliados, que na altura rompiam já a Linha Gótica da Toscana com que o exército nazi tinha isolado a península.

Foi neste contexto que os partigiani, guerrilheiros da resistência, sob a direcção do CLNAI (o comité dirigente da libertação, que entre os seus dirigentes incluía Sandro Pertini, que mais tarde se tornaria Presidente da República Italiana), foram ocupando sucessivamente Milão, Bolonha, Génova e Veneza, antecipando-se mesmo à chegada das tropas aliadas.

No próprio dia 25 de Abril, o CLNAI declara a insurreição geral e decreta a pena de morte para os generais fascistas. Três dias depois, a 28 de Abril, as tropas nazis e fascistas capitulavam perante o exército aliado, e Mussolini era executado sumariamente pelos partigiani quando tentava fugir, com a sua amante Clara Petacci, para a Suíça. Os seus cadáveres, com os dos apoiantes, foram expostos na Praça Loreto, em Milão.»

5 comentários:

Bolacha Maria disse...

mudaste de template?
beijinhos!

José Nuno Pimentel disse...

Mudei mudei... Estava farto do outro :)

W. V. D. disse...

como deves imaginar eu não faço comentários sobre esta data, seja em Portugal em Itália ou na China
:))))

José Nuno Pimentel disse...

w.v.d., sem comentários...

Hugo Xavier Carmo disse...

25 de Abril data de revoluções em vários países, será que combinaram ?

;o)