7 de novembro de 2006

Os vassourinhas do curling

Não, não vou falar de futebol e muito menos do Benfica! A honra da primeira referência ao desporto nestas humildes páginas cabe ao curling, essa nobre modalidade de Inverno, olímpica desde 1998 e, segundo consta, engendrada pelos escoceses no séc. XVI.

O curling é jogado por equipas de quatro elementos e consiste no lançamento de pedras chatas de dimensões razoáveis e impecavelmente polidas sobre uma pista de gelo em direcção a um alvo marcado no chão. Simplificando, ganha quem conseguir colocar as ditas mais perto do centro.

Mais do que a precisão e estratégia do lançador, o que sempre me impressionou foram as enérgicas varridelas dos outros três elementos da equipa de modo a manterem impecavelmente limpo o caminho. Certamente dispõem de vassouras especiais, mas eu nunca fui na conversa. Limpar e varrer têm a sua arte, e é por isso que nunca me aventurei muito em tal mester.

No entanto, não posso deixar de sentir alguma compaixão por essas simpáticas figuras que esfregam o piso antes da passagem da pedra. Quantas horas treinarão? Seguirão o Cantiflas como modelo? Como estarão inscritas nas Finanças? Com que código? E como descontarão para a Segurança Social?

Confesso que o curling, ao contrário do digno ofício dos trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa que calcorreiam de lés-a-lés a cidade onde nasci e habito, me desperta o mesmo interesse e curiosidade que a vida do inenarrável José Castelo Branco. Mas ainda bem que em Portugal reina o sol e a neve e o frio escasseiam, pois certamente estas personagens seriam votadas ao ostracismo.

Imaginem só a cena passada numa qualquer repartição pública deste país. Na parte dos impressos para preencher a actividade profissional alguém escreveria: vassourinha do curling. À boa maneira portuguesa, o receptor dos documentos tentaria desfazer a dúvida esboçando um sorriso gozador e maquiavélico.
- Sim, mas o que é faz realmente na vida?
- (...)
Convenhamos que desmoraliza qualquer um...

3 comentários:

triss disse...

No fundo é o jogo da laranjinha nórdico:-)

Philipa disse...

:D Muito bom! Faça o favor de continuar...

Anónimo disse...

deve ser dos poucos desportos em que o SPORTING ainda não foi campeão