29 de novembro de 2006

"The best view on the house"

Apesar das peripécias para sair de Veneza, o Sol brilha à chegada a Florença. Mas os planos iniciais para a primeira tarde passada na outrora capital do Reino de Itália - despachar a visita aos Uffizi, o maior museu de arte do país - saem furados, pois sem compra antecipada de entrada espera-nos mais de hora e meia na fila. Torci logo o nariz.

Para quem nem sequer visitou a Expo'98 durante o dia, tal era a falta de paciência para aturar gentes aos magotes em espera, a alternativa passou por comprar o ingresso antecipado para dali a dois dias, mediante o pagamento de uma sobretaxa, claro está, e aproveitar o simpático convite proporcionado pelas condições meteorológicas e começar a explorar o histórico centro florentino, elevado a Património Mundial pela UNESCO desde 1982.

Planeada naquele instante, arriscamos por nova rota, não tão audazes quanto os bravos e destemidos navegadores portugueses que deram a conhecer novos mundos ao Mundo no séc. XVI - muitas vezes mareando completamente rumo ao desconhecido -, embora talvez imbuídos da mesma carga onírica.

Com o céu azul e o horizonte limpo, nada melhor do que começar por ver o ex-líbris da cidade, a Duomo (catedral), ladeada pelo respectivo Campanile (campanário). Subir ao ponto mais alto custa seis euros e não é para todos, pois não há elevadores - à entrada existem mesmo avisos que desaconselham as pessoas com problemas cardíacos a subir a escadaria.

São 463 e 411 degraus, respectivamente. A dobrar, é bom de ver. Optamos pela primeira opção, sempre se atinge um ponto mais elevado e é verdadeiramente imponente. Após alguns minutos a escalar por entre as entranhas daquela magnífica obra de engenharia alcançamos finalmente o topo da cúpula.

No último lanço íngreme das escadas de acesso ao terraço circular cruzamo-nos com um pequeno grupo de americanos, tal como em Veneza nos dias anteriores, a verdadeira praga nesta altura do ano em Itália, pior mesmo que os pombos, as motoretas e a confusão do trânsito. Um deles vira-se para nós e dispara:
- The best view on the house!
Engana-se, pois, tal como nós, provavelmente ainda não viu Florença desde o miradouro da Piazzale Michelangelo - uma vista sublime num local a condizer, principalmente ao entardecer...

1 comentário:

triss disse...

ma che bella cittá! peccato che non ho mai visitato Firenze...