10 de fevereiro de 2009

As vacas felizes, os "bifes" nem por isso

Em época de crise e com saudades do tempo das vacas gordas, volto à vaca fria para falar da relação entre vacas felizes e produção de leite. É que segundo um estudo elaborado pela Universidade de Newcastle, em Inglaterra, divulgado no jornal académico local Anthrozoos, no final do mês passado, os investigadores chegaram à conclusão que as vacas mais felizes produzem mais e melhor leite.

Tem a palavra Catherine Douglas, da Escola de Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento Rural da universidade: "Tal como as pessoas reagem melhor ao contacto pessoal, as vacas também se sentem mais felizes e descontraídas se forem alvo de atenção personalizada. Ao dar maior importância individual, tal como chamar a vaca pelo seu nome [implica dar-lhe um, Cornélia, por exemplo] ou interagir mais com o animal, estamos não só a contribuir para melhorar o seu bem-estar e a sua percepção dos humanos, como também a fomentar a produção de leite".

A análise incidiu sobre 516 produtores de leite e o aumento anual foi na ordem dos 284 litros.

Mas no país das vacas loucas, os "bifes" – não esses… o nome pelo qual aqui são mais conhecidos os habitantes daquela ilhota – têm menos razões para sorrir do que os conterrâneos mamíferos malhados de quatro patas, pois a revista americana Foreign Policy elegeu precisamente a Grã-Bretanha como a nação em maior risco de seguir os passos da exemplar Islândia no que toca à ruína económica e ao colapso político.

Aqui fica o Top 5 da lista:
1º Grã-Bretanha
2º Letónia
3º Grécia
4º Ucrânia
5º Nicarágua

Portugal não consta: que grande vaca a nossa!

3 comentários:

Tiago disse...

Tu e os bifes...

triss disse...

Pois, vivem mais felizes, mas muito menos. As vacas produtoras de leite vivem cinco anos, em vez dos 25 que viveriam se estivessem em liberdade. Dá que pensar.
(www.peta.com)

José Nuno Pimentel disse...

ogait, eu hei-de sempre dar na cabeça dos bifes, o povo mais sonso que conheci até hoje...

triss, não tinha pensado nisso. Por cada vaca leiteira devia haver um número proporcinal em liberdade, embora não conheça vacas livres...