7 de janeiro de 2008

Six Degrees

Para quem a perdeu no AXN, a RTP 2 vai estrear hoje a série Seis Graus, baseada na teoria de que qualquer um de nós está relacionado com outro através de uma cadeia de seis pessoas.

Por coincidência, ou talvez não, deixo uma passagem do livro que acabei de ler, O Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa, numa carta que José Buchmann escreve ao dito quando está à procura da sua própria mãe, uma tal de Eva Miller.

«Não sei se conhece a Teoria do Mundo Pequeno, também chamada dos Seis Graus de Separação. Em mil novecentos e sessenta e sete um sociólogo americano, Stanley Milgram, da Universidade de Harvard, propôs um curioso desafio a trezentas pessoas, residentes nos estados do Kansas e Nebraska. Esperava-se que estas pessoas conseguissem, recorrendo unicamente a informações de amigos e conhecidos, obtidas através de cartas (isto passou-se num tempo em que ainda se escreviam cartas), contactar dois sujeitos, em Boston, dos quais só sabiam o nome a profissão. Setenta pessoas aceitaram participar no projecto. Três tiveram êxito. Ao analisar os resultados, Milgram percebeu que, em média, havia somente seis contactos entre remetente e destinatário. (...)».

Tem início marcado para as 22h45. Já tinha falado disto aqui.

5 comentários:

Tiago disse...

Será que a RTP2 vai produzir o final da série?... É que nos states a coisa ficou a meio.

José Nuno Pimentel disse...

Pois, mas no "site" da RTP está: 1º de 13 episódios, mas nós acho que não vimos 13 episódios, ou vimos? Ou estão enganados ou foram enganados ou eu estou senil, hipótese perfeitamente viável... :)

Tiago disse...

Vimos, pois. E não veremos mais...

Ana e Vasquinho disse...

Eu vi!! Foi por acaso, apesar de ter lido este teu post antes.
Nunca tinha visto.
Aliás eu não sei o que é séries e filmes na televisão há muito tempo :( vá-se lá saber porquê...

Gostei imenso!

Beijos e queijos,
Ana e Vasquinho

W. V. D. disse...

já começou o Dr. House série 4 na fox