10 de janeiro de 2008

A minha Lisboa de outros tempos

Hoje, ao final da manhã, passou por mim um amolador, o afia-facas, a assoprar na sua inconfundível gaita. Diz o povo que apito assim chama a chuva, talvez porque o pobre coitado também trate da saúde aos resguardos da água que cai do céu. Mas os tempos mudaram muito e já nem os guarda-chuvas são os mesmos de antigamente. Nem as profissões. Algumas, pelo menos.

O chichorrobio transportou-me para a minha Lisboa de outrora. Ainda a dos calceteiros e engraxadores. Do padeiro, senhor José, que deixava o pão à porta de casa dos meus pais, apesar de eu morar num prédio de nove andares e três apartamentos por piso.

Do enorme letreiro da farmácia do meu bairro escrito ainda com ph. Dos autocarros verdes de dois andares da Carris, cuja entrada e saída se fazia apenas pela escancarada porta traseira. Do 16C e do 15. Dos eléctricos, agora resumidos praticamente à mítica carreira 28.

Embalou-me também na memória dos lugares perdidos. Do Esboço, em Alfama, o meu primeiro poiso das «noites brancas». Do Chiado, com lojas a sério. Do Éden, do Teatro Monumental, onde eu e a minha irmã vencemos o terceiro prémio num concurso de Carnaval, mascarados a rigor de Pedro e Heidi - eu com a inválida Clarinha, sentada numa cadeira às minhas costas, tipo mochila, e ela com a carneirinho ao colo.

4 comentários:

Tiago disse...

Não há coincidências, já dizias em tempos. Pois hoje foi lá a casa um limpa-chaminés. Pensava que fosse profissão extinta e comentei que o tipo me tinha feito recordar os amoladores e a sua inseparável gaita. Ai, o Esboço...

Ana e Vasquinho disse...

Ai que belos tempos.
Lembro-me disso tudo ainda.

Quando chegávamos a casa das noitadas e o Sr. José tinha acabado de deixar o pãozinho à porta, quentinho, quentinho.
Eu comia logo 2!

O Esboço cheguei a ir lá contigo e com a Anita, não sei bem porquê...

Os amoladores ainda os vou ouvido, a chamar a chuva.

Já não há como o antigamente :-)

triss disse...

Que saudades.... este ano também ouvi um amolador na minha rua, parei o que estava a fazer e acordei alguns anos atrás:-)
Pois o Esboço, creio que foi o shôr zé que me levou lá a primeia vez:-)

W. V. D. disse...

amoladores não deve haver no Algarve porque aqui a malta tem a faca afiada.
o Esboço recorda-me algo...