18 de outubro de 2007

Guia das Pousadas de Juventude, parte 2

(Continuação de Guia das Pousadas de Juventude, parte 1)

Ponte de Lima - Banhada pelo rio que lhe dá o nome, Ponte de Lima dispõe desde Agosto de 2003 de uma moderna e arrojada Pousada de Juventude. De linhas arquitectónicas rectas e construção em betão à vista, digamos assim, situa-se junto à estrada que liga a localidade a Viana do Castelo e foi a primeira a dispor de sala de convívio infantil, com equipamento pedagógico e lúdico - mais uma prova de que o conceito mudou nos últimos anos.

Tem apenas quatro quartos duplos com casa de banho e como cheguei sem reserva estavam todos ocupados. Hesitante, depois da má experiência de Vila Real, o meu receio desvaneceu-se logo a seguir. Os WC comuns são um mimo, amplos e limpinhos, e a excelente vista para a serra de Arga das enormes janelas, a toda a largura do quarto, minimizou o facto de não haver casa de banho.

Vilarinho das Furnas - A paisagem e o silêncio, apenas interrompidos pelos sons da natureza, notam-se logo nos primeiros instantes. Não há dúvida: estamos no meio de uma imensa mancha verde, de montanhas e vales profundos, que assustam os mais afoitos.

Fechada em Setembro de 2006 para receber obras de beneficiação, reabriu em Maio deste ano de cara lavada e decoração sóbria e toda da Area, a loja que tomou o lugar da Habitat. Com quase 200 camas, é a maior da rede de Pousadas da Juventude. Tem 22 quartos duplos com casa de banho, todos situados no edifício central - os múltiplos são isolados.

Quanto aos duplos, existem algumas advertências a fazer para quem os quiser visitar futuramente. Desde logo, o facto de as paredes interiores dos quartos serem em contraplacado faz com que se ouça perfeitamente tudo o que se passa do outro lado. Aviso feito para despudoradas práticas sexuais e flatulentas.

Os quartos estão numerados de 1 a 11 nos dois pisos, mas até ao 6 (inclusive) ficam virados para a parte de trás da pousada, cuja vista é menos simpática, enquanto dos outros vislumbra-se a suave aridez da montanha. Ainda em relação a estes, os primeiros logo à direita no corredor - 11 e 21 - são os únicos cujas camas não ficam paredes meias outro quarto - nos 7/8 e 9/10 dorme-se com a cabeça encostada ao vizinho. De resto, pouco ou nada há a apontar.

Melgaço - A Pousada da Juventude de Melgaço abriu as portas em Abril deste ano e é uma das mais recentes da rede. Fica nos arredores da cidade, mas é um luxo e tem classificação máxima. De traça linear, fica situada no recente Complexo Desportivo do Prado, que inclui estádio, relvado sintético, piscinas, ginásios, hotel, restaurante, tudo isto no meio dum pinhal.

Foi na escassa, mas honesta, biblioteca da sala de convívio que voltei a encontrar o livro Antologia, com extractos do Diário de Miguel Torga relativos a Terras de Bouro. Trata-se de uma edição de autor da Câmara Municipal feita pouco depois da morte do escritor, em 1996, e tinha-o visto a primeira vez na loja do Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas, ou da Furna, melhor dizendo. Para meu desgosto não estava à venda, mas nessa noite dormiu comigo no quarto.

Clicar aqui para saber mais informações sobre as Pousadas da Juventude.

4 comentários:

Tiago disse...

Há que imprimir os teus posts para fazer um guia. Tens de pensar em dedicar-te à produção de guias turísticos, homem.

W. V. D. disse...

ganhas á comissão ou vais ter estadias de borla ???

Anónimo disse...

Fico (quase!) com vontade de ir para (algumas dessas) pousadas. :)

Concordo com os demais comentadores deste blogue: tens imenso jeito para crítico turistico. :)

Anónimo disse...

O comentário anónimo anterior é meu. :)