12 de outubro de 2007

Guia das Pousadas de Juventude, parte 1

Longe vão os tempos em que era frequentador das Pousadas de Juventude. Entre essa altura e hoje, fui acompanhando de longe a expansão da rede de turismo juvenil. O facto de saber que a de Lisboa, situada na Rua Andrade Corvo, esteve fechada durante muito tempo, para receber obras de beneficiação, foi talvez um dos poucos pontos de contacto neste interregno.

Findos os trabalhos, o local, sito num prédio antigo, reabriu completamente renovado e passou a ter a classificação de cinco pinheiros, o símbolo que identifica estes poisos para adolescentes. Entretanto, a capital conta com mais uma localizada no Parque das Nações.

Dizia-me a responsável de uma das pousadas visitadas - e que abaixo enumero - que o público-alvo alargou-se, de modo a fazer face à imensa e feroz concorrência. Por isso, as pousadas, além de terem condições de poderem ser utilizadas por pessoas de qualquer idade, já não são apenas dirigidas aos jovens com pouco dinheiro no bolso, ainda que os preços sejam, realmente, bastante convidativos.

Tirando a pensão no centro histórico de Miranda do Douro e uma das casas do Parque Natural de Montesinho, a jornada levou-me a conhecer as Pousadas da Juventude de Foz Côa, Bragança, Vila Real, Guimarães, Ponte de Lima, Vilarinho das Furnas (Gerês) e Melgaço. Segue-se o guia, por ordem de utilização, útil para futuras visitas.

Avisos prévios: em quase todas as cidades existem placas a indicar a direcção das pousadas, os pequenos-almoços são iguais em todas elas e os quartos duplos não têm camas de casal.

Foz Côa - Inaugurada em 1999, fica longe do centro e por isso quem não tiver automóvel fica apeado nos confins do burgo. No entanto, o facto de estar na periferia faz com que tenha soberbas vistas sobre o vale. A merecer nova visita, até porque os planos de visitar o Parque Arqueológico saíram furados - tal como nos museus, segunda-feira é dia sagrado de descanso para olhar de perto as gravuras rupestres.

Bragança - Tal como a de Foz Côa, também esta fica ligeiramente afastada do centro e da bela cidadela. Está incluída numa zona animada durante o dia - ao lado de instituições estudantis e perto do hospital -, mas à noite mergulha na escuridão e obscuridade. É recente e parece um hotel.

Um autêntico luxo, pois das visitadas nesta viagem esta foi a única a disponibilizar televisão no quarto, com Sport TV e tudo. Vi e vibrei com o Portugal-Roménia, do Mundial de râguebi, antes de degustar um saboroso manjar dos deuses n'O Manel: ossinhos de porco à transmontana. Divinal!

Vila Real - Foi difícil dar com a coisa, uma vez que aquilo, o prédio, é tudo menos uma pousada. À chegada, a simpática recepcionista informa que os quartos duplos com casa de banho estão todos ocupados e a única possibilidade é dormir nos sem WC. O local é decrépito, de fugir. As portas dos quartos têm janelas de vidro fosco, o que, como as luzes do corredor ficam sempre acesas, não dá jeito nenhum para dormir às escuras.

Paira um cheiro nauseabundo e abafado por todo o lado. Lavar as mãos e os dentes nas casas de banho comuns foram as minhas únicas ablações nocturnas. Andei a fazer tempo à noite para chegar e ir direitinho para a cama. Na manhã seguinte, emborquei o pequeno-almoço num trago e fugi dali a todo o gás, sem tomar banho nem nada...

Guimarães - Se utilizei termos como hotel e luxo para descrever a pousada de Bragança, que dizer da de Guimarães? Situada na antiga zona industrial de Couros, junto à ribeira com o mesmo nome e pertinho do lindíssimo centro histórico, ocupa um edifício antigo todo em granito e chão de madeira, recuperado a preceito. Tem elevador, mas pouco espaço para estacionamento.

Mal entro no quarto, fico espantado com o facto de a bonita roupa de cama e a cortina do duche trazerem estampadas Agatha Ruiz de la Prada (fotografia que ilustra este texto). Outro nível. E ficar numas águas furtadas no segundo andar tem o seu encanto.

O bom gosto e sobriedade imperam, de facto, em cada recanto deste lugar inaugurado em Junho de 2004, por alturas do saudoso Euro'2004, que também passou pela cidade-berço da nação. Possui uma sala de convívio enorme com ecrã plasma a condizer e Sport TV entre os canais disponíveis.

Foi lá que vi o Benfica-Sporting. Pena os falhanços do Nuno Gomes e Óscar Cardozo que deixaram o resultado num empate sem golos e, muito pior, o facto de a máquina de tirar imperiais estar avariada. É que senão tinha sido mesmo o descalabro.

(Continua...)

6 comentários:

Anónimo disse...

Agatha Ruiz de la Prada... Que fino!

Uma lista muito útil, nos tempos que correm tem mesmo que ser nas Pousadas de Juventude ;D
E como convém, há que saber as que interessam ou não!

Tiago disse...

E a continuação?

Tiago disse...

Isto já parece o Six Degrees...

W. V. D. disse...

como é que escolheste um local com a máquina de imperial avariada...

José Nuno Pimentel disse...

Ana, é esse o objectivo...

ogait, a continuação tem sido protelada por causa dos bifes e dos lagartos...

w.v.d., pois é, devia ter, pelo menos, ido comprar umas de garrafa né... :)

Anónimo disse...

Tenho 17 anos e estou a pensar ir, juntamente com algumas amigas, para uma pousada da juventude no final do ano lectivo (uma vez que completamos o 12ºano).
Estamos a pensar ir para locais de Turismo Rural e actividades como slide e rapel, entre outros.
Estivemos a ver algumas pousadas (ainda que por alto, pois ainda é cedo para pensar nisso) e a de Melgaço pareceu-nos muito boa.
Gostaria de saber se recomendam alguma pousada em especial que se situe no norte de Portugal e satisfaça as nossas pretensões.
Obrigada,

Diana