29 de agosto de 2007

Voos abençoados

Certamente impulsionado pelo facto de estar a perder cada vez mais adeptos e com olho para o negócio, o Vaticano apostou na comercialização de viagens de baixo custo entre vários pontos de fervor religioso do mundo católico. A abençoada viagem inaugural, entre Roma e Lurdes, em França, decorreu na passada segunda-feira e contou com a presença do Cardeal Camillo Ruini, vigário do Papa na Diocese da capital de Itália.

No entanto, nem isso evitou as autoridades aeroportuárias francesas de, no regresso, confiscarem a miraculosa água do santuário mariano gaulês, devido às normas que interditam o transporte de líquidos em embalagens com mais de 100 mililitros. Além de Fátima, os romeiros poderão venerar in loco, em 2008, locais como Santiago de Compostela (Espanha), Czestochowa (Polónia), Terra Santa (Israel e arredores), ao Monte Sinai (Egipto) e à Virgem de Guadalupe (México).

A iniciativa, que prevê o movimento anual de cerca de 150 mil passageiros, é da responsabilidade da Obra Romana de Peregrinações, organismo da Santa Sé cuja tarefa consiste, conforme nos conta a Ecclesia, agência de notícias da Igreja Católica em Portugal, em "promover a pessoa e a sua evangelização através da pastoral do turismo e do ministério da peregrinação".

Os aviões são fretados à Mistral Air, companhia aérea propriedade do correios transalpinos e fundada pelo actor Bud Spencer, guarda pretoriano em Quo Vadis mas mais famoso pela participação em western spaghettis. Nascido em Nápoles como Carlo Pedersoli, há 78 anos, mudou de nome a partir de 1967, numa sentida homenagem a Spencer Tracy e à cerveja americana Budweiser.

Segundo informou a ANSA, correspondente à Lusa cá do burgo, o pessoal de bordo será "especializado em viagens de carácter religioso". Por isso, é de esperar que, a partir de agora, passe a haver padres pilotos e freiras hospedeiras, devidamente vestidos a rigor para a ocasião. Se dúvidas houvesse, ficaram desfeitas: viajar de avião é cada vez mais seguro!

6 comentários:

triss disse...

Mais seguro em que sentido?
Essa do Bud Spencer é que eu não sabia:-)

José Nuno Pimentel disse...

Triss, o avião é o mais seguro dos meios de transporte e agora com a benção divina...

Eu também não sabia mas li no IMDB. Apesar de conhecida a história, claro que não citei a fonte, pois quero igualar-me ao Luís Filipe Menezes... :)

Anónimo disse...

Igualar ao Luís Filipe Menezes... Não estás bem como estás?!?!?!?!

Tiago disse...

Epá, hospedeiras freiras? Dois fetiches masculinos primários concretizados de uma vez só? Ainda achas que os voos vão ser seguros?

Catarina Delduque disse...

air aleluia (era giro se se chamasse assim) voa se deus quiser e direitinha ao céu!

ps - o interior do avião é decorado com expressões religiosas como "busco a tua face, senhor" (esta é verídica, agora não estou a gozar...)

triss disse...

ah ok, a benção divina:-)

ogait lol!!!