7 de maio de 2009

Porcalhota ao fundo

Éramos o país das rotundas, somos cada vez mais também o dos centros comerciais. Pobres de alguns de nós, agora que abriu o Dolce Vita Tejo ali para os lados da Amadora, originalmente chamada de Porcalhota, certamente terra de boa gente.

São 122 mil metros quadrados, 297 lojas, a enorme Kidzania – espaço para crianças – e 11 salas de cinema, num espaço "equivalente a mais de 12 campos de futebol", como salienta o Público sobre o maior shopping do burgo. Tudo isto e nove mil lugares de estacionamento disponíveis. Espero sinceramente nunca lá meter os calcantes!

De acordo com o recém-nascido diário I, «à porta do centro comercial Dolce Vita Tejo, que hoje foi inaugurado, dormiram 300 pessoas. Sónia e Bruno foram os primeiros. (...) Ela, grávida de oito meses, dormiu no chão como todos os outros. Ele veio acompanhá-la. “Não a podia deixar sozinha. Ela queria vir de qualquer maneira”, explicou». Pobre criança, ainda não veio ao mundo e já foi obrigada a sacrifícios destes.

Elucida-nos ainda o Público: «No total, em 2009, está prevista a abertura de 11 novos espaços de grande dimensão, seguindo uma tendência já verificada em 2008 (ano em que abriram 13 conjuntos comerciais)».

Para ganhar coragem antes da tarde e noite de trabalho que ainda tinha pela frente, saboreei as primeiras sardinhas da temporada ao almoço (e bem boas elas estavam), emborquei uma imperial fresquinha e dirigi-me à Feira do Livro de Lisboa em plena canícula. Espero sinceramente voltar a lá meter os calcantes!

7 comentários:

triss disse...

Eu não sei onde é, mas estou contigo, espero nunca lá meter os pés. Mas olha, ainda bem, que assim as prais e esplanadas ficam mais vazias:-)

(uma grávida de 8 meses.... mas esta gente é doida ou quê???)

Tiago disse...

Sai umas sardinhas e umas imperiais para esquecer que vivemos nesta anedota de país.

SC disse...

Fiquei estupefacta com opção da grávida de 8 meses. O que é que ofereciam para as pessoas estarem à porta?
Também não conto lá entrar.

SLB31 disse...

É a prova que este país não existe... podiam lá por os politicos naquela cena para os miudos... ao menos brincavam a sério... quanto á questão do que ofereciam... ouvi dizer que era 100€..

Sabina disse...

Eu acho que os centros comerciais são verdadeiros guetos voluntários.

Eu fui à Feira do Livro e, felizmente para mim, estava quase vazia.

Garf disse...

Bela sardinha assada, a do António, na Bobadela. Mas alinho mais num tintinho, para acompanhar.
A Imperial reservo-a para o belo do caracol, que já por aí anda a espreitar!...

W. V. D. disse...

belas sardinha que comi no Sabado aqui em faro