21 de novembro de 2008

A casa assombrada

Passa esta noite na RTP 1, ao início da madrugada de sábado (00h45), o filme Coisa Ruim (2005), realizado pela dupla Tiago Guedes e Frederico Serra, cujo argumento é de Rodrigo Guedes de Carvalho, jornalista da SIC, aspirante a escritor de romances e irmão do primeiro.

Com bom argumento e bela fotografia, bem como interpretações a preceito – desde a (ainda) revelação Afonso Pimentel a José Pinto, o atormentado padre Vicente –, a película de abertura da competição oficial do Fantasporto 2006 conta a história de uma família de Lisboa que recebe como herança uma casa numa pequena aldeia do interior do país e para lá se muda. Com ela, diz o povo, vem também uma maldição...

A referência e a dica surgem não apenas por realmente ter gostado do filme, mas porque o local onde foi filmada grande parte da acção se situar a escassos metros dos aposentos da minha avó paterna, no pequeno povoado de Torroselo (Seia), sobranceiro à serra da Estrela.

Nos saudosos verões lá passados, a miudagem – os da terra e os da cidade, como éramos chamados – intrigava-se com o mundo de mistério, aventura e medo que estaria por detrás daqueles altos muros, pois a frondosa mansão pouco utilizada pelos donos, emigrados no Brasil, parecia, de facto, assombrada.

Nota: O filme é exibido igualmente no TVC 1, disponível apenas para os assinantes deste canal pago da TV Cabo, a partir das 22h35 de quinta-feira, dia 27 de Novembro.

2 comentários:

triss disse...

Gostava de ter visto, tinha muita curiosidade. Provavelmente vou alugar:-)

Ana e Vasquinho disse...

Opá... queria ter visto, mas esqueci-me completamente.
Tenho alguma curiosidade em (re)ver coisas e locais que tanto conheço.