11 de fevereiro de 2008

Últimos dias

(Coroação do Imperador Nicolau II e da Imperatriz Alexandra Fiodorovna, da autoria do dinamarquês Tuxen Laurits. Óleo sobre tela, 66x87,5 cm, 1898)


(Coroação do Imperador Alexandre III e da Imperatriz Maria Fiodorovna, da autoria do francês Georges Becker. Óleo sobre tela, 108x156 cm, 1888)

Quem ainda não viu vai ter que se apressar, pois a exposição "Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage - De Pedro o Grande, a Nicolau II" termina no final desta semana. Os retratos gigantescos e outras pinturas são o principal atractivo, como os dois quadros que acima divulgo e cujas reproduções podem ser descarregadas aqui.

O pormenor quase fotográfico das telas deixam qualquer alma estarrecida, mas por entre o mobiliário, a ourivesaria, os trajes imperiais, baixelas de prata e ouro e serviços de jantar em porcelana, há uma peça assustadoramente inesquecível, incluída na pomposa mala de farmácia ambulante de Pedro I, O Grande - o dilatador anal do Imperador.

A mostra está patente ao público até 17 de Fevereiro, no Palácio da Ajuda, e tem o seguinte horário:
Domingo a quinta-feira: das 11h00 às 19h00 (última entrada às 18h15);
Sexta-feira e sábado: das 11h00 às 22h00 (última entrada às 21h15).
Fecha à quarta-feira.

1 comentário:

Tiago disse...

Ié liêndia, a môstria. Bonietos quadrios. Nião ripariei niu instrumientio di expansião anial. Mas ripariei niu estôgiu di arrianquiar iuz dientes do zar. Sinistrio. Spassiba. Até brejnev.