12 de setembro de 2007

Tortellini de domenica matina

Depois de largo tempo de ausência retomo a partilha das aventuras da viagem com a Mónica a Itália - afinal, o propósito inicial da existência deste blogue -, realizada no ano passado mais ou menos por esta altura.

Para conhecer melhor a região toscana alugámos um carro e deixámos para trás Florença, destino seguinte após uns dias em Veneza. Não levámos qualquer CD de música, por isso tratámos rapidamente de sintonizar o auto-rádio para nos servir de companhia pela estrada fora.

Numa das primeiras tentativas, encalhámos num indivíduo a pronunciar vezes sem conta, aos altos berros, a seguinte frase: «tortellini de domenica matina». Rimos a bandeiras despregadas (ainda estou para saber o real significado desta expressão) e escusado será dizer que ela ficou a nossa private joke durante o périplo transalpino.

O episódio foi reavivado várias vezes no passeio e, sempre que a situação se proporcionava, juntávamos as pontas dos cinco dedos das nossas mãos, abanávamo-las exageradamente diante da nossa fronha, imitando os nativos, e gritávamos: Tortellini de domenica matina!

Tentar sintonizar rádios italianas é matéria ingrata e indescritível. Falam muito e alto a língua de Dante, além de a música ser quase toda pavorosa. Presumo que haja excepções, como em tudo, mas no final deixámos os megahertz repousarem tranquilos na Rete Toscana Classica.

2 comentários:

Tiago disse...

Patatina, posso chiudere la finestrina?

José Nuno Pimentel disse...

Si amorino!