12 de fevereiro de 2007

Esta Lisboa que eu amo!

Aproveitando o evento do Dia dos Namorados, que se assinala no dia 14 de Fevereiro, a revista dominical do diário espanhol El Pais deixou 50 propostas relacionadas com a referida festividade.

Avesso a qualquer tipo de comemorações do género, aniversários incluídos – a começar pelo meu –, apenas menciono o facto por se tratar de uma das sugestões do jornal mais lido no país de nuestros hermanos, como carinhosamente nos tratávamos em ambos os lados da fronteira no tempo dos ditadores Franco e Salazar.

E sabe sempre bem ouvir um elogio. O texto da publicação é ilustrado por uma foto do amarelo da Carris que percorre a mítica carreira 28 (não a que ilustra esta prosa).

«Próxima, inspiradora, melancolicamente decadente, inundada por cores e odores do Ultramar. Assim é Lisboa, uma cidade para passear em boa companhia, com um livro de Fernando Pessoa num bolso e uma reserva para jantar à luz das velas num restaurante do Chiado no outro. Lisboa é uma das cidades mais românticas do mundo, é o eléctrico a escalar até ao Bairro Alto, o entardecer no miradouro de Santa Luzia, a bruma do Atlântico a pousar sobre Alfama e o Castelo de São Jorge, e o mapa-mundo numa fachada de azulejos em Belém. Uma cidade para desfrutar enamorado». Sozinho ou acompanhado!

Sem comentários: