22 de fevereiro de 2007

As Vidas dos Outros

"You know what Lenin said about Beethoven’s Appassionata? If I keep listening to it, I won’t finish the revolution. Can anyone who has heard this music, I mean truly heard it, really be a bad person?"

in Das Leben der Anderen (The Life of Others), 2006

Alemanha de Leste, 1984. Cinco anos antes da queda do Muro de Berlim, a população é mantida debaixo de controlo pela STASI, a polícia secreta da República Democrática Alemã (RDA). A sua missão é apenas uma: saber tudo sobre a vida de todas as pessoas, através de uma vasta rede de informadores/denunciadores. O filme acompanha a gradual desilusão do Capitão Gerd Wiesler (Ulrich Mühe, ele próprio nascido na RDA), um oficial altamente credenciado da STASI, cuja missão é espiar um famoso escritor, George Dreyman (Sebastian Koch), e a sua mulher, a actriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck).

Segundo o realizador, Florian Henckel von Donnersmarck – que por acaso nasceu no mesmo dia que eu –, “cada personagem coloca questões com as quais nos confrontamos todos os dias: como é que lidamos com o poder e as ideologias? Seguimos os nossos princípios ou os nossos sentimentos?"


As Vidas dos Outros é um drama sobre a bondade inerente ao ser humano, sobre fazer o que está certo e arrepender-se depois de ter trilhado o caminho errado. E sobre a capacidade de perdoar. Notável interpretação de Mühe, sempre em estado de contenção emocional. Nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Uma das películas europeias mais surpreendentes dos últimos tempos, digo eu.

P.S. Completamente deslocada, idiota e sem sentido é uma das frases que aparece no cartaz original do filme em inglês e é tirada da revista Entertainment Weekly: "A nail-biter of a thriller!". Na versão portuguesa está escrito qualquer coisa como: "Um thriller que o vai deixar sem unhas para roer!"

6 comentários:

SC disse...

A ver!

José Nuno Pimentel disse...

sc: Sem dúvida!

triss disse...

está na minha lista:-)

Unknown disse...

Gostei muito!

triss disse...

ok, já fui ver, adorei!
o postezinho está no forno

Philipa disse...

Muito bonito o filme e como já disse antes conta com uma das melhores interpretações de sempre!