14 de setembro de 2009

Bonito, bonito!

Numa entrevista dada ao Carlos Vaz Marques na edição de Maio de 2008 da revista Ler, António Lobo Antunes, respondendo à pergunta sobre que colegas lusófonos de profissão admirava e respeitava, respondeu Pepetela, pela “obra profundamente honesta”, a “melhor qualidade que um escritor pode ter” e acrescentou:

“Gosto do José Eduardo Agualusa, por exemplo. Acho que é um homem que tem muito talento. Tem uma coisa rara em Portugal: muito sentido de humor a escrever. E depois é agradável olhar para ele porque é bonito. É um homem de uma simpatia e de uma modéstia muito grandes. Gosto muito dele.”

Cruzei-me com o visado na semana passada na livraria Bertrand do Chiado, ele a sair e eu a entrar, e – além de concordar com a primeira parte do que disse Lobo Antunes – pude comprovar também aquela antepenúltima frase. Morenaço do sol e corpinho bem cuidado, trazia na mão Jesusalém, do Mia Couto.

10 de setembro de 2009

Excessos de boa educação

Ao contrário do que tem sido habitual, desta vez não foi preciso deixar a contagem da electricidade escrita e colada na porta da rua num daqueles “post-it” amarelos.

Mal teve acesso ao local que procurava, o funcionário da EDP esboçou um sorriso cúmplice na minha direcção quando se deparou com o aparelho. Não lhe consegui ver o brilho nos olhos, talvez devido ao adiantado da hora. Madrugadora, que a noite, pelo menos para mim, parecia não ter ainda terminado:
– Ah… um bidiariozinho!, exclamou de felicidade.

Esta ternura de terminar as palavras com diminutivos dos nomes deixa-me derretido! Acontece muito nos restaurantes: E para beber? Muito bem... uma imperializita; e agora vai um cafezinho? Os excessivos modos educados também saturam.

9 de setembro de 2009

Notícia do dia

“E agora interrompemos por momentos esta notícia para assinalar as 9 horas e 9 minutos do dia 9 do 9 de 09”, diz a jornalista de serviço na Edição da Manhã da SIC Notícias exactamente à hora marcada.