30 de julho de 2008

O susto

E se, de repente, em pleno Verão, um intrigante barulho interrompesse a tranquilidade da leitura do excelente As Mulheres do Meu Pai, de José Eduardo Agualusa, na apetecível esplanada do café da Praia Fluvial da Peneda, sobranceira ao rio Ceira, na pacata vila de Góis?

Pois é, não fora a mudança de local, por causa do sol abrasador, e não sei o que poderia ter acontecido quando, lá do alto, se desprenderam vários ramos de uma das árvores, arrastando outros na queda e desabando todos, com estrondo, sobre mesas, cadeiras e estrado de madeira.

Refeito do susto, pude depois completar 15 dias de autêntico retiro na serra com a degustação - a conselho de muito boa gente - do imperdível A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Záfon e Aos Olhos de Deus, de José Manuel Saraiva, romance histórico que relata a espampanante embaixada portuguesa enviada por D. Manuel I ao Papa Leão X (Giovanni di Medici), livro de leitura fácil, simples e honesto.

Depois de um período intenso de trabalho, estava mesmo a precisar de paz e descanso, físico e mental.

Nota: A fotografia, tirada da Ponte Real, mandada construir em 1533 por D. João III, é do site do Góis Moto Clube, responsável pela realização num dos fins-de-semana de Agosto da famosa concentração de amantes das duas rodas.

4 comentários:

SC disse...

E se, de repente, recebesse um aviso de que neste blog havia um novo post?! Ai que alegria. Vim ver, havia mesmo!

Grande susto, de facto. Terá sido um sinal?!

Tenho de ler esse do Agualusa, embora lhe tenha alguma relutância.
O único que li da tua escolha para férias foi A sombra do vento e, embora também tenha gostado, a narrativa custou-me um bocado.

Bem-vindo! :)

Tiago disse...

HIP, HIP, HURRAHHHHHHH!!!!!!!!!!!!! Agora é a minha vez, bloga tu por mim, que sou eu que estou de abalada. O do Agualusa é magnífico, não é?

W. V. D. disse...

Grande retiro espiritual, finalmente vais trabalhar um bocadinho neste teu humilde espaço

José Nuno Pimentel disse...

sc, obrigado pelas palavras gentis...

Foi um sinal com certeza! Esse do Agualusa é muito bom - só li o anterior, O Vendedor de Passados, e gostei mais das Mulheres...

Sobre A Sombra do Vento, ultimamente só tenho lido escritos em português (deve ser uma fase), mas esta foi das melhores traduções que já li! Mas o livro é muito bom...

ogait, c'est magnifique!