20 de março de 2007

As coisas que eu fiquei a saber...

Sempre que chego a um lugar ou uma região que não conheço, ou me é pouco familiar, seja em Portugal ou no estrangeiro, procuro tomar-lhe o pulso através dos jornais locais, um pouco à maneira do que faziam os escritores e viajantes nos séculos XIX e princípios de XX, quando assentavam poiso em território novo e indagavam sobre as tricas do momento.

Assim, recém-chegado a Tomar, depois de pernoitar em Constância, comprei os dois semanários disponíveis nas bancas, O Templário e Cidade de Tomar, fundados respectivamente em 1925 e 1934, o último dos quais assinalou o 72º aniversário precisamente no dia 17. As coisas que eu fiquei a saber...

Fiquei a saber que Ana da Conceição, a Anita, como é carinhosamente conhecida a popular natural de S. Miguel, freguesia da Madalena (Tomar), festejou, no dia 12, um século de vida junto da família em plena forma física.

Fiquei a saber que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, de visita à barragem de Castelo de Bode e arredores, dormiu de 12 para 13 na Estalagem de Vale Manso, em Martinchel, e deixou a seguinte mensagem escrita no livro de honra do estabelecimento: "Bela vista, tranquilidade absoluta e bom serviço".

Fiquei a saber que, no dia 10, abriu em Ourém mais um centro comercial, o Vila Shopping, que agrupa quatro marcas do grupo Mosqueteiros (Intermarché, Stationmarché, Vetimarché e Bricomarché) e inclui 22 lojas.

Fiquei a saber que o Museu dos Fósforos, situado no Convento de S. Francisco, em Tomar, único do género em Portugal e cuja colecção exibe mais de 40 mil caixas e carteiras de amorfos de todo o mundo, registou um aumento do número de visitantes na ordem dos sete por cento em 2006, ano durante o qual compareceram no local 17024 pessoas, 15204 de nacionalidade portuguesa, 1820 oriundos do estrangeiro.

Fiquei a saber que a Sinagoga de Tomar, o templo hebraico mais antigo existente no nosso país, recebeu pela primeira vez, em 2006, mais visitantes portugueses do que estrangeiros, num total de 26951 entradas, divididas entre 13958 lusitanos e 12993 forasteiros.

Fiquei a saber que os tomarenses queixaram-se da fraca divulgação dada pela Câmara Municipal à presença na cidade, durante o fim-de-semana de 10 e 11, da estrutura organizativa do concurso "Sete Maravilhas de Portugal", cuja lista de 21 monumentos finalistas contém dois da região, o Castelo de Almourol e o Convento de Cristo.

Fiquei a saber que o Fátima, líder destacado da Série C da II Divisão, voltou a conhecer o sabor da derrota, após 17 jogos sem perder, na deslocação ao sempre complicado terreno do Sporting da Covilhã, numa partida da 19ª ronda.

Fiquei a saber que o árbitro rebentou com a equipa do Cartaxo, segundo as palavras do treinador Jorge Peralta, perdedor na visita à Madeira para defrontar o Santana, por 2-1, em jogo da 20ª jornada da Série E da III Divisão.

Fiquei a saber que a indígena Catarina Godinho, do Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere, sagrou-se campeã nacional de estrada em marcha, ao vencer a prova disputada em Ferreira do Alentejo.

4 comentários:

W. V. D. disse...

Como é bonita a vida na "Provincia"

Anónimo disse...

Ficaste a saber muita coisa mesmo! (E agora nós também!)
É de facto uma idea gira. A ver se faço isso também na próxima vez.

Anónimo disse...

Como diz a bolachita (para os mais íntimos, Anita) tu deves pensar que és historiador ;-)
Mas é bem, assim também vamos aprendendo algumas coisas.

José Nuno Pimentel disse...

w. v. d., uma das coisas que mais gosto é a capacidade de a província me surpreender. Apesar de algumas cabeças pensarem o contrário, existe vida na província e para lá das grandes cidades.

sc, tenta tomar contacto com o estranho e fascinante mundo da imprensa regional. Vais ver o País real e profundo...

Chiquilin, é uma fase..