7 de novembro de 2007

Diva à solta

Rufus Wainwright entrou no palco do Coliseu dos Recreios às 21h15 em ponto, tal como indicava o bilhete, embora ainda com metade da plateia de lugares sentados vazia. Confesso que desde logo me surpreendeu. Normalmente, quem chega a horas vê-se sempre obrigado a esperar pelos retardatários, situação que, no caso do público português, acontece em todo o tipo de eventos e, na maioria das vezes, é abusiva e irritante. Desta vez cheguei bem cedinho.

Falou sempre na sua voz efeminada de homossexual assumido, brincou com o público, contou histórias e piadas, fez jus ao epíteto de verdadeiro entertainer. Mudou de roupa duas vezes durante o show de apresentação do mais recente álbum, Release the Stars. Surgiu de fato cor-de-rosa claro, voltou para a segunda parte vestido de tirolês - meias altas, calções a imitar jardineiras e camisa - e regressou para a ponta final de robe branco vestido, a esconder a curta minissaia preta e os collants negros, ao jeito de diva de cabaret, sapatos de salto alto e tudo.

Acompanhado por uma banda de sete elementos, incluindo um trio de sopros composto por saxofones/flautas, trompete e trompa, o músico canadiano, de 34 anos, ora ao piano, ora na guitarra acústica, desfilou um rol de canções sóbrias e melodiosas numa encenação quase perfeita que durou duas horas e meia - acabou cinco minutos depois da meia-noite e teve 20 de intervalo pelo meio.

Pontos altos da etapa inicial foram Cigarettes and Chocolate Milk e Poses, tocadas a solo ao piano, Malushka, música tradicional irlandesa apenas acompanhada pelos metais e contrabaixo e cantada sem amplificação. Depois, duas canções de Judy Garland - que fez furor na primeira metade do século XX - incluídas num CD e DVD cuja saída está prevista para Dezembro, em que repete o último espectáculo da actriz e cantora, mãe de Liza Minnelli, no Carnegie Hall, de Nova Iorque, em 1961, bem como a teatralidade musicada, cantada e dançada, com os seus próprios músicos, na apoteótica parte final.

Naquele seu timbre característico, um pouco nasalado, a capacidade vocal de Rufus, surpreendentemente límpida e cristalina durante todo o concerto, ecoou sem mácula pelos recantos da mais emblemática sala de espectáculos da capital. Em breve irá descansar do desgaste das digressões e dedicar-se a compor uma ópera em 2008. Só podia.

6 comentários:

Tiago disse...

Porra, e eu a ver o SLB a perder com uns coxos duns escoceses...

W. V. D. disse...

crónica a lembrar o tempo distante em que eu lia o Blitz.
Vou tentar descobrir quem é o rapaz, apesar de achar o teu gosto musical duvidoso, tal como o gosto futebolistico desse passarinho OGAIT.
Ainda levaram foi poucas
:)

Henrique Marques disse...

Excelente a crónica, escrita com uma tal paixão, que quase me fez esquecer que este é um dos muito poucos que me fazem tirar o rádio da Radar quando passam...

Abraços.

Anónimo disse...

Caro Henrique Marques, isso já me parece ser mal de familia!

José Nuno Pimentel disse...

ogait, pois é man... Vem aí outro do género, certamente até mais intimista: Josh Rouse na Aula Magan, dia 26 de Novembro (segunda-feira)

w.v.d., hoje em dia temo que já não valha a pena ler o Blitz... :(

Quanto ao resto, não comento!

henrique, gentis palavras as tuas, mas estou como a lila ups: deve ser defeito de família (é que a irmã do dito diz exactamente a mesma coisa)... :)

lila ups, seja bem aparecida!

Philipa disse...

Também queria ir... e contigo a descrever o concerto dessa maneira, fico arrasada... mas não tive companhia! :(